É um íman de mosquitos? A culpa pode ser do sabonete que usa

Os mosquitos parecem ter preferência por certos tipos de sabão, de acordo com um novo estudo.

Os investigadores descobriram que as fêmeas dos mosquitos são atraídas por sabonetes específicos, sendo repelidas por outros, embora os resultados possam variar. Estas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de repelentes de mosquitos mais eficazes no futuro.

As doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, causam mais de um milhão de mortes por ano em todo o mundo. No entanto, os mosquitos não atacam indiscriminadamente. Estima-se que cerca de 20% dos potenciais hospedeiros humanos sejam responsáveis por cerca de 80% da transmissão de doenças transmitidas por mosquitos numa determinada área, explicou Clément Vinauger, autor principal do estudo.

Estudos anteriores identificaram substâncias químicas presentes no odor corporal humano que atraem os mosquitos. Todavia, pouca atenção tem sido dada à forma como os aromas que adicionamos ao nosso corpo, como os encontrados no sabão, podem influenciar o comportamento dos mosquitos, explica o Gizmodo.

As fêmeas dos mosquitos, tal como os seus homólogos masculinos, também se alimentam de néctar, para além de sangue animal. Por isso, é possível que certas fragrâncias de sabão, que muitas vezes imitam os aromas agradáveis de flores e plantas, possam alterar os seus hábitos alimentares.

Para investigar esta hipótese, a equipa de investigação recrutou quatro voluntários. Primeiro, começaram por identificar as assinaturas de odor únicas de cada participante. De seguida, os voluntários foram lavados com quatro marcas de sabão diferentes: Dial, Dove, Native e Simple Truth.

Os mosquitos Aedes aegypti fêmeas, conhecidos portadores de doenças, foram então expostos aos tecidos usados pelos voluntários antes e depois da lavagem. Os resultados revelaram variações claras nas preferências dos mosquitos antes e depois da utilização do sabão, embora os efeitos variassem consoante as marcas e os voluntários.

O estudo também identificou substâncias químicas específicas nos sabonetes que pareciam desempenhar um papel significativo na atração ou repulsão dos mosquitos. Entre esses produtos químicos, um composto com aroma de coco pareceu ser o mais eficaz para repelir os insetos. Os resultados foram publicados esta semana na revista iScience.

É importante realçar que este estudo se baseia numa amostra pequena, sendo necessária mais investigação para validar os resultados. Além disso, o estudo não explorou a influência do dióxido de carbono, que é outro factor importante na atração dos mosquitos

Se a investigação futura confirmar estes resultados, poderá levar ao desenvolvimento de sabonetes repelentes de mosquitos e outras aplicações práticas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.