//

Cientistas descobrem a “ilha mais a norte do Mundo”

1

Uma equipa de cientistas encontrou uma nova ilha na costa da Gronelândia, que acreditam ser o ponto mais a norte do Mundo. Porém, em breve, esta poderá desaparecer.

Segundo Morten Rasch, diretor da estação de investigação do Ártico, na Gronelândia, a descoberta foi acidental: “Não era a nossa intenção descobrir uma nova ilha”.

Primeiramente, os investigadores acreditaram que tinham chegado a Oodaaq – uma ilha descoberta por uma equipa dinamarquesa em 1978.

No entanto, ao verificar a localização exata, perceberam que estavam numa ilha 780 metros a noroeste. “Fomos informados de que houve um erro no meu GPS“, frisou Rasch, citado pelo Phys.

“Na realidade, descobrimos uma nova ilha mais a norte – uma descoberta que expande ligeiramente o reino” da Dinamarca, acrescentou o investigador.

Como noticia o jornal britânico The Guardian, a pequena ilha mede cerca de 30 metros de diâmetro, possui um pico de cerca de três metros e consiste em lama do fundo do mar.

Agora, a equipa quer chamá-la de “Qeqertaq Avannarleq”, que significa “a ilha mais a norte”.

De acordo com os investigadores, apesar da nova ilha ter sido exposta pelo deslocamento da camada de gelo, a sua aparência não é uma consequência direta do aquecimento global, que tem reduzido o manto de gelo da Gronelândia.

Ainda assim, a ilha recém-descoberta está apenas 30 a 60 metros acima do nível do mar, sendo que Rasch considera que esta poderá ser uma “ilhota com uma vida curta”.

Ninguém sabe quanto tempo vai durar. Em princípio, pode desaparecer assim que uma nova e poderosa tempestade chegar”, explicou o cientista.

Neste sentido, qualquer esperança de estender as reivindicações territoriais no Ártico depende se se trata realmente de uma ilha ou de algo que pode desaparecer novamente.

Uma ilha precisa de permanecer acima do nível do mar na maré alta, por isso para já a recém-descoberta “atende aos critérios de uma ilha. Esta é atualmente a terra mais setentrional do mundo”.

O território autónomo dinamarquês da Gronelândia fez manchetes nos últimos anos, principalmente em 2019, quando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, disse que queria comprar o território ártico.

ZAP //

1 Comment

  1. A nova ILHA/GROELANDESA – A Dinamarca é vista como a terra onde um ” ALGO” sempre acontece: “ALGO” de novo a expandir o Reino da Dinamarca – uma ilha aparece misteriosamente ao lado da Groelândia; Em tempos passados ouviu-se: ” ALGO” de podre acontece no Reino da Dinamarca. Mas, “Algo” de maravilhoso sempre aparece na Terra de Alice , o País das Maravilhas. [É o que diz joaoluizgondimaguiargondim – jlg21…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.