IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

(cv) MarsOneProject

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem como se estivessem em Marte.

Há dois anos, um grupo de designers do IKEA passou três dias no MDRS com o intuito de retirar ideias para desenvolver produtos adequados a espaços pequenos. Mas, na realidade, acabaram por utilizar a sua experiência para ajudar a mobilar a estação, noticiou o Universe Today.

Ao início, a equipa queria perceber como os designers decoram as naves e as estações espaciais, de forma a criar produtos para pequenos alojamentos, uma realidade para muitas pessoas no mundo. Esses espaços devem ser práticos e confortáveis para quem os habita. O mesmo acontece com os astronautas em missões espaciais de longa duração.

“Era muito evidente que todos os valores humanos que consideramos óbvios não foram levados em consideração, como comer em conjunto, desfrutar de atividades divertidas e, principalmente, ter privacidade”, disse a designer do IKEA, Christina Levenborn, depois de a equipa deixar a MDRS.

Naves, estações espaciais e estações de pesquisa – como a MDRS – são projetadas tendo em consideração, primeiramente, as questões técnicas. “É claro que há muita tecnologia necessária nesses locais mas, mais interessante é que os aspectos técnico podem falhar a qualquer momento devido ao clima emocional nos mesmos”, indicou outro dos designers.

Como acontece com uma casa, uma estação de pesquisa contém espaços de grupo e espaços privados. A equipa do IKEA concentrou-se em tornar os dois ambientes mais convidativos, confortáveis ​​e práticos.

Foi então desenvolvida a linha Rumtid, que se traduz como espaço-tempo. A Rumtid inclui quatro palavras: espaço, tempo, água e ar. Mas o trabalho dos designers não terminou com a nova linha de produtos. Criaram igualmente layouts de interiores e estratégias de design para tornar o MDRS mais habitável, eficaz e confortável.

“Quando chegamos lá, a condição era um pouco surpreendente. Esperávamos que fosse mais moderno”, explicou outro designer.

Segundo o Universe Today, a equipa desenvolveu espaços de grupo harmoniosos, criando ainda uma sensação de privacidade nos espaços pessoais, o que não é fácil em lugares tão apertados. Para tal, utilizaram móveis modulares com rodas, prateleiras e iluminação quente para, tornando assim o espaço “mais caseiro”.

“Tentamos trabalhar com produtos para espaços pequenos, que poderiam ser organizados de maneira flexível e multifuncional. Trouxemos produtos sobre rodas para a vida móvel, bancos para assentos e superfícies de mesa e cadeiras empilháveis ​​para economizar espaço”, referiu Christina Levenborn, no blog da empresa.

Como notou o Universe Today, as missões bem-sucedidas no espaço dependem de principalmente de requisitos técnicos. Mas os astronautas ainda são pessoas e, embora estejam focados, proporcionar-lhes algum conforto ajuda a que se preparem melhor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …

Abstenção no OE2020. Deputados do PSD/Madeira alvo de processo disciplinar

Os três deputados do PSD/Madeira que se abstiveram na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade vão ser alvo de um processo disciplinar, avança o jornal Público esta segunda-feira. Sara Madruga da Costa, …

Governo garante não estar a negociar injeção extra no Novo Banco

O ministro das Finanças reiterou esta segunda-feira, na Assembleia da República, que o Governo "não está a negociar nenhuma injeção extraordinária" no Novo Banco, tal como foi noticiado nos últimos dias.  Mário Centeno disse ainda que, …