Igreja não divulga números sobre abusos sexuais de menores

Embora a Igreja Católica refira que se tem empenhado na prevenção e combate das situações de abuso sexual de menores pelos membros, continua a não haver uma sistematização em Portugal dos casos denunciados juntos das comissões diocesanas.

“Cada diocese é que poderá dar essa resposta. Não temos dados nacionais e não vos posso dar números porque poderiam estar errados, se é que os há”, disse ao Público o secretário do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Barbosa.

O jornal recorda que o motu proprio do Papa Francisco decreta a obrigatoriedade de denúncia dos abusos cometidos por membros do clero às autoridades civis e estipulava um prazo máximo de 90 dias para que as eventuais denúncias fossem devidamente investigadas no seio da Igreja.



Assim, todas as dioceses portuguesas instituíram as suas próprias comissões, chamando para o seio delas juristas e psicólogos, além de profissionais de outras disciplinas, e, em junho do ano passado, D. José Ornelas, admitia, em entrevista ao Público, que o estabelecimento de tais comissões poderia encorajar a denúncia de tais abusos.

No entanto, cerca de um ano depois, a CEP continua sem garantir uma agregação destes casos sendo que, segundo Manuel Barbosa, também porta-voz da CEP, haverá, no dia 29 de Maio, em Fátima, “um dia inteiro de formação” dos responsáveis por estas comissões diocesanas.

A iniciativa irá contar com a presença dos bispos das diferentes dioceses e que será orientada pelo sacerdote jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro para a tutela dos Menores da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …