Igreja Católica abre porta a padres casados na Amazónia

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O Vaticano vai debater a possibilidade de homens casados se tornarem padres nas áreas remotas da Amazónia, região sul-americana que sofre com a escassez de religiosos, avança a agência noticiosa AP.

A proposta, precisa a agência, é mencionada num documento publicadao para uma reunião de bispos da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que decorrerá entre 6 e 27 de outubro.

“Afirmando que o celibato é uma dádiva para a Igreja, solicita-se que, para as áreas mais remotas da região seja estudada a possibilidade de ordenação sacerdotal para anciãos, preferencialmente indígenas, respeitados e aceites pela sua comunidade, mesmo que já tenham família constituída e estável”, pode ler-se no documento.

O celibato divide os altos círculos católicos, tendo sido implementando a partir do século XI pelo Papa Gregório VII. Como o celibato é uma disciplina e não uma doutrina, este poderia ser modificado se assim fosse decidido.

Em declarações ao Diário de Notícias, o padre Anselmo Borges considera que ser “absolutamente claro” que vai ser decidido neste sínodo a possibilidade de a Igreja universal ordenar homens casados.

Para sustentar estas palavras, recorre às declarações “muito significativas” do cardeal Walter Kasper, um teólogo de relevância que o Papa escuta com muita atenção. “Se os bispos concordassem em ordenar homens casados, o Papa, na minha opinião, aceitaria essa posição. O celibato não é um dogma, não é uma prática inalterável”, disse numa entrevista ao jornal alemão Frankfurter Rundschau.

“A questão do celibato só aparece no segundo milénio do cristianismo. Jesus não impôs essa lei, não se pode impor aquilo que Jesus entregou como opção“, afirma ainda o padre Anselmo Borges, que é também professor de Filosofia. “Hoje sabemos que o celibato não é cumprido por quantos?”, indaga.

Questionado sobre se o eventual fim do celibato trará mais gente à Igreja, o sarcedote é claro: “A Igreja não tem que viver em função de trazer mais gente ou não, tem de viver em função do Evangelho. Jesus instituiu a Eucaristia, mas há muitas comunidades onde não há padres, portanto não há celebração”, rematou.

No caso específico do Brasil, o fim do celibato é já um problema antigo: os bispos brasileiros pressionam há muito a Igreja para colocar a medida em prática, sustentando que para cada 10.000 católicos há apenas um sacerdote.

Os mesmos bispos apontaram já também a possibilidade de ordenar mulheres como diáconos, bem com outras medidas para enfrentar os problemas da comunidade indígena na Amazónia, como a desflorestação, a exploração industrial e a competição com igrejas pentecostais, que têm uma presença notória entre as comunidades da região.

No que respeita à ordenação de mulheres, Anselmo Borges reconhece, citado pelo diário, que há ainda um longo caminho a percorrer. “A Igreja é machista e misógina e é das últimas monarquias absolutas”. Apesar de reconhecer que a Igreja poderá sofrer pressões nesse sentido, o sacerdote não acredita nesta mudança.

Ainda assim defende que devia ser dada às mulheres uma oportunidade quanto ao sacerdócio, tanto mais que “Jesus queria que fossem constituídas comunidades de discípulos e discípulas”, concluiu em declarações ao diário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …

Os Vikings podem ter fumado canábis enquanto exploravam a América do Norte

A descoberta do pólen de canábis perto de um assentamento Viking na Terra Nova levanta a questão sobre se os vikings fumavam ou comiam canábis enquanto exploravam a América do Norte. Os investigadores também encontraram evidências …

Marcelo confessa que vai ter “verdadeiramente saudades” da atual composição do Parlamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confessou esta quarta-feira que vai ter "verdadeiramente saudades" da atual composição da Assembleia da República, salientando a centralidade inédita do parlamento na atual legislatura. Por ocasião do final …

Bebé Matilde vai ter alta do hospital esta quinta-feira

A bebé Matilde, que nasceu com atrofia espinhal muscular tipo I e tem estado internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ter alta esta quinta-feira. Os pais dizem ainda que não têm novidades …