“Criminalizar a bondade”. Idosa processa cidade após ser presa por alimentar sem-abrigo

A mulher de 78 anos foi presa em Março por estar a dar de comer a pessoas sem-abrigo num parque comunitário numa cidade no Arizona.

Norma Thornton, uma idosa de 78 anos que foi presa por estar a dar comida a pessoas sem-abrigo no Arizona está agora a processar o estado devido à ordem que regula os eventos de partilha de comida em parques públicos, acusando as autoridades de criminalizar a bondade.

Em Março, a mulher tornou-se a primeira pessoa a ser presa sob a ordem imposta pela cidade Bullhead City, tudo porque estava a distribuir comida que trazia numa carrinha aos sem-abrigo num parque comunitário, relata o The Guardian.

As acusações criminais contra Thornton acabaram por cair, mas a idosa está na mesma a processar o estado numa tentativa de travar a lei que entrou em vigor na cidade em Maio de 2021 e criar um precedente que possa ser usado contra ordens semelhantes noutras cidades e estados nos Estados Unidos.

Bullhead City criminalizou a bondade. A Câmara Municipal aprovou uma ordem que criminaliza com até quatro meses de prisão partilhar comida em parques públicos para fins de caridade”, afirma Surajan Sen, advogado de Norma Thornton.

Thonton costumava ter um restaurante antes de se reformar e afirma que quer usar o seu talento para a cozinha para ajudar quem está em dificuldades. “Sempre acreditei que quando temos muito, devemos partilhar“, afirma a idosa, que continua a alimentar os sem-abrigo numa propriedade privada perto do parque.

O autarca de Bullhead City, Tom Brady, esclarece que a ordem só se aplica aos parques públicos e que a comida pode ser servida livremente aos sem-abrigo em igrejas igrejas e as propriedades privadas.

A idosa decidiu na mesma deixar a organização sem fins lucrativos Instituto pela Justiça avançar com o processo. “Queremos uma injunção“, afirma o instituto, que defende que a lei infringe o direito de Thornton e de todos os outros cidadãos de practicar actos caridosos.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.