/

Identificado pela primeira vez um “glaciar de plástico” nos Alpes

Uma equipa de investigadores identificou pela primeira vez contaminação de microplásticos num glaciar dos Alpes, a 3.000 metros de altitude num parque nacional do norte de Itália.

A investigação foi dirigida por especialistas de universidades de Milão e demonstrou “pela primeira vez a contaminação de microplásticos num glaciar alpino”, disseram os investigadores num comunicado com o título ‘Um glaciar de plástico’.

A contaminação foi quantificada em 75 partículas de plásticos – entre poliéster, poliamida, polietileno e polipropileno – por cada quilo de sedimento, um valor comparável aos níveis observados nos sedimentos marinhos e costeiros da Europa.

Com base nestes dados os investigadores estimam que a língua – projeção de gelo na parte frontal – do glaciar Forni, um dos mais importantes de Itália, “poderá conter entre 131 e 162 milhões de partículas de plástico”.

Sobre a origem do plástico dizem que pode dever-se aos restos de material usado pelos alpinistas e pessoas que visitam o local, e também a partículas arrastadas pelo vento.

Os especialistas dizem que ainda não se tinha estudado a contaminação por plásticos de áreas de alta montanha, ainda que se saiba que o problema da contaminação existe em muitas regiões do planeta e que chegou mesmo às profundezas da Fossa das Marianas (no Oceano Pacífico, o local mais profundo dos mares).

“Graças a esta investigação, confirmamos a presença de microplásticos nos glaciares, e futuros estudos investigarão os aspetos biológicos associados a esta presença”, disse a professora Andrea Franzetti, da Universidade de Milão, citada pelo portal Le Scienze.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.