Poderá ter sido encontrado o mais antigo antepassado do Homem

S Conway Morris, Jian Han / Universidade de Cambridge

Uma reconstrução do que seria o Saccorhytus a partir dos fósseis encontrados

Uma reconstrução do que seria o Saccorhytus a partir dos fósseis encontrados

Uma criatura marinha microscópica com uma grande boca e sem ânus foi identificada em fósseis encontrados na China e pode ser o mais antigo antepassado do Homem.

A nova espécie, chamada “Saccorhytus”, viveu há cerca de 540 milhões de anos e é vista como o exemplo mais primitivo de um deuterostómio, uma categoria biológica extensa que engloba um número de subgrupos, nomeadamente os vertebrados.

“Pensamos que, como um deuterostómio primitivo, pode representar o início de uma grande diversidade de espécies, incluindo nós próprios”, sublinhou um dos autores da investigação, Simon Conway Morris, professor de Evolução Paleobiológica na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, citado numa informação divulgada no portal da instituição.

A designação de deuterostómio é dada aos animais celomados (com cavidades) em que a boca primitiva origina o ânus, formando-se a boca definitiva a partir de uma abertura secundária na extremidade oposta do tubo digestivo do embrião.

Os cientistas não vislumbraram qualquer evidência de ânus no “Saccorhytus”, que tem a forma de um ovo, o que indicia que os dejetos eram libertados pela boca.

O estudo publicado na Nature refere que o corpo do “Saccorhytus” era bilateralmente simétrico, uma característica herdada por muitos dos seus descendentes, como os humanos, e estava coberto por uma pele fina e relativamente flexível.

Tal sugere, de acordo com os investigadores, que o animal tinha algum tipo de musculatura que o levava a ter movimentos de contração e a retorcer-se.

Jian Han / Universidade do Noroeste da China

Fóssil do Saccorhytus

Fóssil do Saccorhytus

Os microfósseis da criatura foram descobertos na província de Shaanxi, no centro da China. Após isolarem os fósseis da rocha calcária e estudá-los com um microscópio de eletrões e com a técnica de tomografia computorizada, os cientistas conseguiram construir uma imagem de como o “Saccorhytus” era e de como vivia.

A criatura tinha um milímetro de tamanho e, provavelmente, vivia em grãos de areia do fundo do mar. Possuía uma grande boca, por comparação ao resto do corpo, e comia partículas, ou mesmo outros animais microscópicos.

“Saccorhytus dá-nos uma visão notável das primeiras etapas da evolução de um grupo [biológico] que conduziu ao peixe e, em última análise, a nós”, defendeu Degan Shu, investigador da Northwest University, na China, que participou igualmente no estudo.

A criatura tinha oito pequenas estruturas cónicas, por onde saía a água que engolia, o que, para os investigadores, podem ser precursoras das guelras dos peixes.

A maior parte dos outros grupos de deuterostómios remonta a cerca de 510 a 520 milhões de anos, quando começou a diferenciar-se não só em vertebrados, mas também em invertebrados como ascídias, equinodermos (estrelas e ouriços do mar) e hemicordados (vermes marinhos).

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ó Allison Távora, não sei porquê a graça, olha que vendo bem até é muito parecido contigo. O que vos difere é que ele não tem ânus mas logo de seguida é afirmado que os dejetos eram libertados pela boca, igualzinho a ti. Que bonito…

  2. Se repararem já se assemelha muito com certos humanos que por aí andam de arganel no nariz e mais umas tantas bugigangas espalhadas pela cara, daí terem chegado certamente a esta conclusão!.

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …