No papel, têm 18 anos. Idade dos atletas sub-20 da Etiópia causa polémica

Miguel Villaseñor / Twitter

Uma fotografia captada nos mundiais de crosse em Aarhus, na Dinamarca, mostra dois atletas etíopes da categoria sub-20 em corrida. A imagem tem chamado a atenção dos cibernautas, que alegam que os dois atletas são, na verdade, muito mais velhos.

A polémica ficou instalada nos Mundiais de crosse, na Dinamarca, depois da divulgação de uma fotografia, na qual figuram os atletas da Etiópia Getnet Yetwale e Dinkalem Ayele. Os dois corredores participavam na prova de sub-20, apesar de aparentarem parecer mais velhos.

Segundo informações da prova no site da Associação Internacional de Federações de Atletismo, tanto Yetwale como Ayele nasceram no ano de 2000. O que significa que os dois atletas teriam 18 anos na altura da prova, que decorreu no mês passado em Aarhus.

A categoria de sub-20 contou com a participação de 106 atletas de diferentes países. No entanto, estes dois atletas etíopes chamaram evidente atenção mediática. Miguel Villaseñor, colaborador da Real Federação Espanhola de Atletismo, publicou num tweet a fotografia dos dois atletas, questionando a sua verdadeira idade.

Getnet Yetwale terminou a prova com um tempo de 25 minutos e 53 segundos, que lhe valeu o 21º posto, enquanto Dinkalem Ayele completou o percurso em 24 minutos e 36 segundos, terminando no 11º lugar. O vencedor foi o seu compatriota etíope, Milkesa Mengesha, com um tempo de 23 minutos e 52 segundos.

Esta não é a primeira vez que atletas juniores aparentam ser mais velhos do que aquilo que os seus documentos dizem. Ainda no ano passado, recorda o jornal Marca, a atleta da Etiópia Girmawit Gebrzihair causou polémica pela sua aparência.

Apesar dos documentos apontarem que Gebrzihair tinha 16 anos na altura, a atleta etíope parecia muito mais velha. Fotografias da “jovem” circularam pelas redes sociais, após ter ganho a medalhe de bronze nos Mundiais de atletismo de sub-20.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.