/

Icebergue com 17 vezes a área de Lisboa está prestes a desprender-se na Antártida

As fissuras na plataforma de gelo Brunt, na Antártida, aumentaram, podendo, num futuro próximo e caso se venham a intercetar, dar origem a um icebergue com 1700 quilómetros quadrados – 17 vezes a área de Lisboa.

Para chegar a esta conclusão, a NASA fez uma análise comparativa de imagens recolhidas pelos satélites Landsat a 30 de janeiro de 1986 e a 23 de janeiro de 2019, explica a agência espacial norte-americana em comunicado.

As imagens demonstram que fissura de Halloween continua a crescer para a chamada área de McDonald Ice Rumples, a leste.

A NASA enfatiza que a “preocupação mais imediata” é a fissura que pode ser vista no centro da imagem abaixo apresentada. Depois de ter permanecido imóvel durante 35 anos, a abertura começou a espalhar-se para norte a uma velocidade de 4 quilómetros por ano. Quando os caminhos destas fissuras se cruzarem, a plataforma de gelo perderá cerca de 1700 quilómetros quadrados.

Apesar de não ser um dos maiores icebergues da Antártida, será o maior a desfazer-se da plataforma desde o início das observações, que arrancaram a meados de 1915, aponta a mesma nota.

Além disso, o icebergue pode pôr em causa a segurança de quem trabalha na plataforma, nomeadamente os cientistas da estação Halley VI, do British Antarctic Survey. A estação – construída em 1956 para estudar a atmosfera da Terra – já mudou de sítio duas vezes nos últimos anos devido às fissuras.

Para já, indica a NASA, não se sabe ainda como é que a plataforma de gelo restante vai reagir ao lançamento do icebergue, sendo o seu “futuro incerto”.

“O futuro a curto prazo da plataforma de gelo Brunt dependerá, provavelmente, de onde é que as fissuras existentes se vão fundir em relação [à fissura] de McDonald Ice Rumples”, explicou Joe MacGregor, especialista em glaciares. “Se se fundirem a sul, é possível que a plataforma de gelo seja desestabilizada“, acrescentou.

A equipa de cientistas mencionou ainda que o desprendimento de icebergues é parte normal do ciclo de ida das plataformas de gelo, advertindo, contudo, que as mudanças recentes não são comuns nesta área.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.