/

Inteligência Artificial portuguesa contra incêndios ganha concurso mundial da IBM

1

Compta / Facebook

Serviço Bee2FireDetection, desenvolvido pela Compta, foi o grande vencedor do concurso mundial IBM Watson Build 2019.

A empresa portuguesa Compta venceu um concurso mundial da IBM, graças ao primeiro serviço comercial de detecção de incêndios que se baseia em Inteligência Artificial. “Um feito notável” e um “reconhecimento do talento nacional”.

O serviço Bee2FireDetection, desenvolvido pela Compta, foi o grande vencedor do concurso mundial IBM Watson Build que visa promover a criação de novos softwares baseados em Inteligência Artificial (IA).

A empresa portuguesa conquistou a distinção graças ao programa informático que define como “o primeiro serviço de detecção de incêndios florestais disponível comercialmente no mundo utilizando IA”, conforme nota no site oficial da Compta.

“Ver tecnologia portuguesa, desenvolvida em empresas portuguesas e por portugueses, a contribuir para a resolução de problemas globais é verdadeiramente extraordinário”, atesta o CEO da Compta, Jorge Delgado, falando num “feito notável” e no “reconhecimento” do trabalho da empresa e “do talento nacional”.

“Esta tecnologia pode transportar-nos para um admirável mundo novo, no qual a IA e a Análise Preditiva são aliados poderosos num combate desigual que todos os anos se trava por esse mundo fora, no combate a muitos incêndios”, acrescenta Jorge Delgado.

O concurso desenrolou-se nos passados dias 10 e 11 de Fevereiro em São Francisco, nos EUA, e teve sete finalistas distribuídos por áreas geográficas (Ásia-Pacífico, Europa, China, Japão, América Latina, Médio Oriente-África e América do Norte). A solução da Compta foi a escolhida para representar o continente europeu.

Após a análise de todas as propostas, o Bee2FireDetection acabou por ser considerado o melhor software do concurso.

“A solução apresentada traz uma abordagem nova e disruptiva para sistemas de prevenção e detecção de incêndios em florestas e indústrias, fazendo uso das mais recentes tecnologias IBM de IA e Análise Preditiva, com aplicabilidade no mercado global e com uma ambição de poder vir a ser a referência mundial“, aponta a Compta.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.