É de caras. IA consegue prever a ideologia política de alguém ao olhar para o seu rosto

mikemacmarketing / Wikimedia

O estudo conseguiu prever com 61% de eficácia a ideologia política de candidatos políticos apenas olhando para os seus rostos.

Uma pesquisa publicada na Scientific Reports relata a criação de um algoritmo capaz de identificar a ideologia política de alguém através dos traços do seu rosto, com 61% de eficácia.

Os autores queriam explorar se era possível usar redes neurais computacionais para prever a ideologia política a partir de uma única fotografia facial. O objetivo principal das redes neurais computacionais é aprender padrões e relacionamentos dentro dos dados, ajustando as conexões entre os neurónios. Este processo de aprendizado, muitas vezes referido como treino ou otimização.

Para treinar a IA, os investigadores usaram um conjunto de fotos publicamente disponíveis de candidatos políticos das eleições municipais dinamarquesas de 2017.  O conjunto de dados inicial consistia em 5230 fotografias faciais. No entanto, os foram excluídas fotos de candidatos que representavam partidos com ideologias menos definidas, que não poderiam ser classificadas como de esquerda ou direita.

Foram também excluídos candidatos de origem étnica não europeia, já que têm uma probabilidade 2,5 vezes maior de representarem partidos de esquerda, o que iria enviesar os dados, escreve o PsyPost. Os candidatos com barba também não foram incluídos porque as barbas escondem alguns traços faciais.

O algoritmo foi treinado separadamente com fotos masculinas e femininas. O conjunto de dados final consistiu em 4647 fotos, das quais 1442 eram do sexo feminino. Os resultados mostraram que 80% dos rostos mostravam felicidade, enquanto 19% tinham expressões neutras. Os autores atribuem isso à incapacidade do algoritmo de identificar com precisão outros tipos de expressões faciais.

Também foram usados algoritmos para avaliar quão atrentes os candidatos são e a masculinidade dos candidatos do sexo masculino. A análise revelou que a masculinidade e a atratividade não estavam ligadas à ideologia nos homens.

No entanto, as mulheres mais atraentes eram mais propensas a representar partidos de direita. Rostos felizes, tanto masculinos quanto femininos, também eram mais propensos a serem representantes de partidos de direita, enquanto rostos com expressões neutras eram mais propensos a ser de esquerda. Embora raras, as mulheres cujos rostos mostravam desprezo eram mais propensas a ser de esquerda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.