China cria Inteligência Artificial capaz de nos derrotar numa guerra

12

UX Gun / Unsplash

United States Air Force Thunderbirds

Uma equipa de investigadores chineses criou uma Inteligência Artificial que dizem ser capaz de derrotar estrategas humanos em guerra.

Apesar de a guerra que está a ser travada entre Rússia e Ucrânia, o Ocidente está bastante atento àquilo que a China faz no que toca a avanços bélicos.

Investigadores do Instituto de Automação da Academia Chinesa de Ciências criaram uma Inteligência Artificial (IA) capaz de fazer inveja a Sun Tzu, o famoso general e estrategista chinês que escreveu “A Arte da Guerra”.

A nova IA, chamada AlphaWar, é capaz de desenvolver estratégias militares superiores às idealizadas por humanos, escreve o El Confidencial. O seu nome é em honra à AlphaGo, do Google DeepMind, a primeira IA a derrotar campeões humanos no complexo jogo de tabuleiro chinês Go.

A tecnologia, dizem os seus criadores, também passou no teste de Turing, usado para medir se o grau de inteligência de uma máquina é indistinguível do dos humanos.

Estas ferramentas podem vir a desempenhar um papel importantíssimo nas guerras do futuro. Inicialmente, serão utilizados para análises estratégicas que permitam aos generais — estes sim, humanos — tomar decisões mais rapidamente.

A AlphaWar foi testada em jogos de guerra, exercícios que simulam diferentes situações de um conflito militar e que servem tanto como treino quanto para desenvolver estratégias ou prever possíveis resultados.

A IA foi criada por uma equipa liderada por Huang Kaiqi e passou no teste de Turing em 2020. Não se sabe ao certo porque é que a notícia só foi dada agora, escreve o South China Morning Post.

O artigo dos investigadores diz que a AlphaWar conseguiria criar estratégias superiores às concebidas por humanos. A máquina melhora o seu desempenho aprendendo com estrategistas militares ou jogando contra si mesma.

Por enquanto, ainda comete alguns erros, escreve o jornal chinês, sugerindo que fica um pouco atrás dos estrategistas humanos em várias áreas, incluindo coordenação entre unidades e uso de armas.

ZAP //

12 Comments

  1. Na imaginação tudo e superior na tecnologia. Mas toda essa tecnologia não deixa de ser criada por humanos.Por isso será sempre muito difícil ultrapassa-me porque ele foi o seu criador mas também tem o poder de acabar com ela ou de anular.Tudo o que é feito por humanos têm sempre a dependência humana.Alem disso,grande parte da tecnologia chinesa e pouco consistente,resiliente e copiada de outras tecnologias europeias ou americanas.Ou seja,ela será finita sempre que o homem queira. Para comprovar a cópia,deverá deslocar-se as várias feiras industriais e tecnológicas do mundo e lá verá dezenas de chineses com papel e lápis e máquinas fotográficas na mão para levar o original para copiar.Quando não conseguem a cópia compra o original.Fui durante anos a essas feiras e a técnica era sempre mesma.Muitos dos expositores tinham que apresentar inovações todos os anos porque a China apresentava o modelo copiado do ano anterior.Que o diga a Arte e outras. O que eles geram e muito bonito mas ainda de graça resistência e de fácil anulação.Sabia que os USA estão neste momento a desenvolver aviões e outros aparelhos movidos a energia atómica.Ja pensou na velocidade,na capacidade longa de se manter no ar e ao mesmo tempo poder atingir altitudes acima dos 40 mil metros?Veja o porta aviões?Sabia que os americanos tem a maior bomba clássica que pesa ,se não. me engano cerca de 5 toneladas,capaz de destruir uma cidade como Porto ou Coimbra sem danos colaterais para os humanos que a utilizam. Se lançada a algumas milhas da costa provoca tsunamis terríveis que varrem uma extensão enorme da costa? Mas há muito mais tecnologia nova ocidental.Sem o protótipo do Ocidente ,quer a China,a Rússia e Índia tudo o que tem construído e muito limitado.Veja os porta-avioes da China,Índia e Rússia. Veja a capacidade da marinha americana,principalmente os submarinos.Sabe que os americanos tem submarinos que podem descer até aos 1000 metros e mais ninguém consegue?Sabe que grande parte do material militar vai ter para se movimentar e não só a vertente militar?Aviões, os americanos tem máquinas modernas ainda não ao serviço que podem voar a 13.000 KMS hora e a acima dos 20 mil metros. Se voarem a 35000 MTS de altutude ou mais são indetectáveis e pode sobrevoar qualquer país sem serem notados. Quanto a arma atómica,quando lançada mata amigos e inimigos e o mundo ficará reduzido a poucas pessoas e cuja sobrevivência ninguém sabe como será assegurada?Os americanos procuram já novos planetas ou satélites para terem uma alternativa de vida. O melhor é ficar como está.Sabe-se qcomo pode começar mas não como acabar.Dr.JF.

  2. Porque criar armas,a maior estupidez,tanta ser humano a passar mal,invistam na medecina,dem condicoes aos seres humanos que nao as tem ,vivemos todos no mesmo planeta que tem recursos para todos ,basta reacionar….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.