Há 50 mil anos, humanos e Neandertais travaram relações no deserto do Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS.

Por toda a Ásia, Europa e Médio Oriente, a cultura humana moderna substituiu a cultura Neandertal durante a transição do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior. Essa transição foi marcada por importantes inovações tecnológicas e ocorreu entre 50.000 e 40.000 anos atrás.

Contudo, uma equipa de arqueólogos do Instituto de Ciência Weizmann estava interessada em aprender mais sobre esta transição, uma vez que ocorreu no Levante, uma área que atualmente inclui Israel, Palestina, Síria, Líbano, Jordânia e grande parte da Turquia.

A equipa foi liderada por Elisabetta Boaretto, uma especialista em datação arqueológica do Instituto Weizmann e por Omry Barzilai, da Autoridade de Antiguidades de Israel. O estudo foi publicado na revista PNAS.

Os testes de datação por radiocarbono indicam que os humanos chegaram pela primeira vez a Boker Tachtit há cerca de 47.000 anos, e que demorou mais de 10.000 anos para que a tecnologia e a cultura do Paleolítico Superior se desenvolvessem totalmente no local.

Céticos em relação a essa descoberta, Boaretto e a sua equipa aplicaram as mais recentes técnicas de datação por radiocarbono a amostras de carvão vegetal retiradas de Boker Tachtit entre 2013 e 2015.

A equipa também usou uma tecnologia de datação sofisticada e altamente precisa conhecida como luminescência oticamente estimulada (OSL), que ajudou os especialistas a calcular quando é que os grãos finos de areia de quartzo foram depositados no local.

Usando estas técnicas ​​de datação, os investigadores descobriram que os humanos modernos começaram a viver em Boker Tachtit há 50.000 anos, ou três mil anos antes do que se acreditava.

Isso aconteceu apenas 10.000 anos após o início da migração do Homo sapiens para fora da África. Os investigadores também confirmaram que a transição da cultura do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior demorou cerca de 6.000 anos para ficar concluída.

A equipa percebeu ainda que a transição em Boker Tachtit poderia ser dividida em duas fases distintas: uma fase inicial do Paleolítico Superior e uma fase posterior do Paleolítico Superior.

Curiosamente, refere o Ancient Origins, a fase posterior do Paleolítico Superior coincidiu com a fase inicial do Paleolítico Superior na região da floresta mediterrânea do Levante.

Esta descoberta mostrou como os humanos modernos foram gradualmente substituindo os Neandertais enquanto estes continuavam a sua marcha para o norte e para o leste nas profundezas da Europa e da Ásia.

Uma das consequências mais notáveis ​​do estudo foi a verificação de que os humanos modernos e Neandertais estavam presentes no deserto central do Negev ao mesmo tempo.

“Isso mostra que os Neandertais e o Homo sapiens coexistiram no Negev e provavelmente interagiram entre si, resultando não apenas no cruzamento genético, como postulado pela teoria da ‘origem africana recente’, mas também no intercâmbio cultural”, referiram os investigadores num comunicado.

Isto significa que alguns grupos de Neandertais podem ter tido relações amigáveis com os recém-chegados e que podem ter negociado com eles, ou cooperado, para benefício mútuo.

As práticas de cruzamento podem ter adicionado um elemento voluntário à eventual extinção dos Neandertais, uma vez que os genomas europeu e asiático contêm cerca de 2% de ADN de Neandertal, mostrando que ocorreu alguma fusão entre as duas culturas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sim deve ter sido muito amigável, não só travaram mas também transaram.
    Possívelmente e por causa desta mistura, a humanidade tornou-se na peste na Terra que é agora

RESPONDER

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …

Jesus terá acusado Taarabt de ter adormecido em campo no Spartak-Benfica

O treinador benfiquista, Jorge Jesus, terá acusado Adel Taarabt de ter adormecido em campo no encontro entre o SL Benfica e o Spartak Moscovo. Com o Benfica já a vencer por 2-0 diante do Spartak Moscovo, …

Sistema de avaliação da Função Pública em stand by

As negociações em torno da revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos estão paradas. A última vez que o Governo se reuniu com os sindicatos foi em maio. Nessa altura, o Governo falhou …

Central do Pego. Governo acusado de leiloar um bem que não lhe pertence

O Governo está a ser acusado de querer leiloar a Central do Pego, um bem que, segundo a Trustenergy, não lhe pertence. Em outubro de 2019, o primeiro-ministro anunciou que o Governo estava preparado para encerrar …

Portugal é dos países mais atrasados na vacinação dos jovens

Numa altura em que cerca de 90% das pessoas nos grupos etários acima dos 60 anos já estão completamente vacinadas contra a covid-19, Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos …

Sporting pode pagar até 12,5 milhões de euros por Ugarte

O negócio da venda de Manuel Ugarte ao Sporting pode chegar até aos 12,5 milhões de euros por 80% dos seus direitos desportivos. Sporting CP e FC Famalicão continuam a negociar os moldes pelos quais se …

Insolvência da Groundforce não cessa contratos e salários vão ser pagos

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa declarou a Groundforce insolvente quase três meses depois de o pedido ter dado entrada. O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) esclareceu esta quarta-feira que a insolvência …

Machu Picchu é mais antigo do que se pensava

Um novo estudo acaba de revelar que a cidadela Inca no topo da montanha de Machu Picchu, no Peru, foi construída e ocupada por volta de 1420-1530 d.C., décadas antes do que se pensava. Machu Picchu …

Karsten Warholm é um recordista olímpico e mundial chateado com a Nike

Atleta norueguês acredita que a tecnologia incorporada pela gigante norte-americana contribui para a descredibilização do atletismo, já que dá aos atletas uma sensação de corrida semelhante a um trampolim. “A melhor corrida da história olímpica.” “Uma …