Novo livro diz que humanos “intelectualmente inferiores” causaram extinção dos Neandertais

4

ZAP // Dall-E-2

Humanos homo sapiens com armas e ferramentas melhores causaram extinção dos Neandertais

Para desvendar o mistério da extinção dos Neandertais, o arqueólogo Ludovic Slimak apresenta uma teoria provocatória no seu novo livro, “The Naked Neanderthal”.

Desafiando as narrativas convencionais, Slimak defende que os primeiros Homo sapiens, apesar de serem intelectualmente inferiores, desempenharam um papel fundamental na extinção dos Neandertais.

Durante décadas, os investigadores exploraram várias hipóteses para explicar o desaparecimento dos Neandertais, incluindo as alterações climáticas e as baixas taxas de fertilidade.

No entanto, o argumento de Slimak introduz uma nova perspetiva, sugerindo que a competição ou conflito direto entre os primeiros humanos e os Neandertais levou à extinção destes últimos.

A hipótese de Slimak baseia-se em achados arqueológicos de uma gruta no sul de França, onde foram descobertas provas de um encontro entre humanos e Neandertais há cerca de 54 mil anos.

Embora não haja provas diretas do conflito, Slimak afirma em que a ocupação humana subsequente da gruta, após o regresso dos Neandertais, implica uma deslocação destes últimos pelo Homo sapiens.

No centro da teoria que  Slimak apresenta em “The Naked Neanderthal“,  está a noção de superioridade humana no fabrico de armas, caracterizada por ferramentas padronizadas e eficazes.

Apesar da reconhecida criatividade dos Neandertais na manufatura de ferramentas, a sua falta de uniformidade na produção tornava-os, alegadamente, vulneráveis à concorrência humana.

No entanto, a teoria de Slimak não está isenta de críticas. Citada pela Insider, April Nowell, arqueóloga da Universidade de Victoria, sublinha a complexidade da extinção dos Neandertais, atribuindo-a a uma combinação de fatores como a diminuição do número de habitantes, a variação genética, as alterações climáticas e os padrões de migração humana.

Além disso, a natureza das interações entre humanos e Neandertais continua a ser objeto de debate. A sequenciação genética revelou indícios de cruzamento entre as duas espécies, o que sugere uma relação mais complexa do que um conflito total.

Apesar das diferentes interpretações, a perspetiva de Slimak sublinha a necessidade de continuar a explorar e a analisar a paleoantropologia.

ZAP //

4 Comments

  1. Escapa-lhe a opção, negada pelos Cientistas, deles haverem sido extintos no dilúvio registrado no livro Bíblico do Gênesis.

    Neanderthais e/ou Nefelins -prole híbrida e violenta,

  2. Discordo.
    Também o mal depende de um intelecto dotado de inteligência.
    Os tiranos, os déspotas, o governo da troika, são disso exemplo.
    “Quem para o bem não serve, para o mal consegue”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.