Humanos podem ter evoluído com menos pêlos por causa do nojo feminino

Uma equipa de investigadores descobriu novas evidência que sugerem que a aversão feminina fez com que os humanos evoluíssem com menos pêlos.

Os cientistas pediram a mulheres que avaliassem a atratividade de 30 rostos masculinos para relacionamentos de longo e curto prazo, bem como o quão enojadas se sentiam com imagens de parasitas.

Os resultados, publicados na revista científica Royal Society Publishing, mostraram que aquelas que relataram níveis mais altos de nojo tendiam a preferir rostos barbeados. Porém, as mulheres em geral demonstravam preferência por homens com barba – principalmente quando julgavam potenciais pretendentes para um relacionamentos a longo prazo.

Os resultados dão mais peso à “hipótese de evitar os ectoparasitas”: a ideia de que os nossos ancestrais humanos primitivos perderam pêlos no corpo, uma vez que as mulheres evitavam homens excessivamente peludos, reduzindo assim o risco de contrair ectoparasitas portadores de doenças – parasitas como pulgas e carrapatos. Isto sugere que a seleção sexual faz com que os humanos se tornem menos peludos com o passar do tempo.

Apesar de esta não ser a primeira evidência que apoia esta hipótese, escreve o Newsweek, os autores do estudo são cautelosos e apontam outros fatores sociais, económicos e ecológicos que podem afetar a escolha de ter pêlos faciais, incluindo moda. Os investigadores também alertam que o estudo foi realizado apenas em mulheres dos Estados Unidos e, portanto, pode não refletir escolhas noutras sociedades.

Análises anteriores da moda de pêlos faciais sugeriram que o número de homens com pêlos faciais é maior nas cidades com populações maiores e com maior expectativa de vida, mas mais forte nos países com renda média mais baixa.

Outros studos mostraram que, quase de forma esmagadora, as mulheres preferem homens com pêlos faciais, com barba por fazer, principalmente em relacionamentos de longo prazo. Segundo um estudo, isto pode acontecer porque as mulheres acham os homens com pêlos faciais mais masculinos, confiantes, diligentes, generosos e sinceros.

Outros estudos sugeriram que a nossa atitude de repulsa pode afetar a Política. Os cientistas identificaram um conservador de um liberal a partir de exames cerebrais quando mostravam imagens provocadoras de nojo. Noutra investigação, descobriu-se que pessoas com menos tolerância ao odor corporal tinham maior probabilidade de ter crenças autoritárias.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O ARTIGO ESTÁ MAL ELABORADO E MAL ESCRITO TAMBÉM. Melhorem a qualidade por favor, apesar da quase mera preocupação de quantidade.

  2. Bem, que ridículo e que estupideeeez! Avaliar o comportamento feminino ao longo de centenas de milhares de anos, com base nas reacções das mulheres de agora! Há 100 mil anos eram as mulheres as primeiras a estar carregadas de parasitas na pentelheira e nos sovacos!

  3. Está de facto escrito de uma forma confusa.
    Acaba por não se perceber bem qual a preferência das mulheres.
    Parece que as mulheres (em particular, as mulheres americanas) preferem homens com barba, por variadas razões. Mas o artigo enfoca na perda gradual de pelos nos seres humanos devido a uma aversão das mulheres que condiciona a selecção natural por via da rejeição sexual.
    Se o que o artigo diz é verdade, então nós devíamos parecer-nos com o “Yeti” (ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES), e não com os ‘metrosexuais’ que só admitem pelos do nariz para cima.

  4. Que treta!.. feminazismo a vista!..
    Há quanto tempo cortam os homens e até mesmo a mulheres o pêlo?! Um insignificante espaço de tempo para uma evolução, e ainda por cima não é uma coisa vital, sendo mt mais o frio!..
    A corja já não sabe o que inventar!..

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …