Humanos podem ter evoluído com menos pêlos por causa do nojo feminino

Uma equipa de investigadores descobriu novas evidência que sugerem que a aversão feminina fez com que os humanos evoluíssem com menos pêlos.

Os cientistas pediram a mulheres que avaliassem a atratividade de 30 rostos masculinos para relacionamentos de longo e curto prazo, bem como o quão enojadas se sentiam com imagens de parasitas.

Os resultados, publicados na revista científica Royal Society Publishing, mostraram que aquelas que relataram níveis mais altos de nojo tendiam a preferir rostos barbeados. Porém, as mulheres em geral demonstravam preferência por homens com barba – principalmente quando julgavam potenciais pretendentes para um relacionamentos a longo prazo.

Os resultados dão mais peso à “hipótese de evitar os ectoparasitas”: a ideia de que os nossos ancestrais humanos primitivos perderam pêlos no corpo, uma vez que as mulheres evitavam homens excessivamente peludos, reduzindo assim o risco de contrair ectoparasitas portadores de doenças – parasitas como pulgas e carrapatos. Isto sugere que a seleção sexual faz com que os humanos se tornem menos peludos com o passar do tempo.

Apesar de esta não ser a primeira evidência que apoia esta hipótese, escreve o Newsweek, os autores do estudo são cautelosos e apontam outros fatores sociais, económicos e ecológicos que podem afetar a escolha de ter pêlos faciais, incluindo moda. Os investigadores também alertam que o estudo foi realizado apenas em mulheres dos Estados Unidos e, portanto, pode não refletir escolhas noutras sociedades.

Análises anteriores da moda de pêlos faciais sugeriram que o número de homens com pêlos faciais é maior nas cidades com populações maiores e com maior expectativa de vida, mas mais forte nos países com renda média mais baixa.

Outros studos mostraram que, quase de forma esmagadora, as mulheres preferem homens com pêlos faciais, com barba por fazer, principalmente em relacionamentos de longo prazo. Segundo um estudo, isto pode acontecer porque as mulheres acham os homens com pêlos faciais mais masculinos, confiantes, diligentes, generosos e sinceros.

Outros estudos sugeriram que a nossa atitude de repulsa pode afetar a Política. Os cientistas identificaram um conservador de um liberal a partir de exames cerebrais quando mostravam imagens provocadoras de nojo. Noutra investigação, descobriu-se que pessoas com menos tolerância ao odor corporal tinham maior probabilidade de ter crenças autoritárias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O ARTIGO ESTÁ MAL ELABORADO E MAL ESCRITO TAMBÉM. Melhorem a qualidade por favor, apesar da quase mera preocupação de quantidade.

  2. Bem, que ridículo e que estupideeeez! Avaliar o comportamento feminino ao longo de centenas de milhares de anos, com base nas reacções das mulheres de agora! Há 100 mil anos eram as mulheres as primeiras a estar carregadas de parasitas na pentelheira e nos sovacos!

  3. Está de facto escrito de uma forma confusa.
    Acaba por não se perceber bem qual a preferência das mulheres.
    Parece que as mulheres (em particular, as mulheres americanas) preferem homens com barba, por variadas razões. Mas o artigo enfoca na perda gradual de pelos nos seres humanos devido a uma aversão das mulheres que condiciona a selecção natural por via da rejeição sexual.
    Se o que o artigo diz é verdade, então nós devíamos parecer-nos com o “Yeti” (ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES), e não com os ‘metrosexuais’ que só admitem pelos do nariz para cima.

  4. Que treta!.. feminazismo a vista!..
    Há quanto tempo cortam os homens e até mesmo a mulheres o pêlo?! Um insignificante espaço de tempo para uma evolução, e ainda por cima não é uma coisa vital, sendo mt mais o frio!..
    A corja já não sabe o que inventar!..

  5. improvavel ,teorias elaboradas por urbanoides ,nada cientifico,nessa altura quem ditava era o mais forte o que trazia mais carne ( provia alimento ) e as femeas nao tinham voz ativa ,a seleçao natural que se vivia nesses tempos duros,de fome ,doenças,falta agua potavel etc ,muito duvidoso que fosse assim, esses teoricos deviam ser largados no meio da patagonia ,com um cantil e uma faca ,e os deixasem lla um mes ,de certeza de deixavam de ter teorias parvas !

RESPONDER

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …