/

Humanos comiam cobras e lagartos há 15 mil anos

Uma equipa de investigadores encontrou as primeiras evidências de que humanos comiam cobras e lagartos como parte da sua dieta, há 15 mil anos, em Israel.

Os especialistas também acreditam que este hábito terá feito parte da transição de um estilo de vida nómada para um estilo de vida sedentário.

Embora já se soubesse que os humanos comiam cobras na Idade Média, os autores do estudo publicado, na semana passada, na revista Scientific Reports, têm agora evidências de que os humanos o faziam há pelo menos 15 mil anos.

No passado, foram encontrados milhares de ossos de cobras e lagartos no chão de casas pré-históricas da área, mas não se sabia se tinham sido comidos por humanos ou não. De acordo com o Ancient-Origins, os ossos de animais como coelhos têm marcas que indicam que foram cozinhados e comidos, mas os ossos de cobras e lagartos não.

Para perceber até que ponto é que tinham sido comidos por humanos, os investigadores israelitas compararam os padrões de decomposição de ossos antigos para encontrar semelhanças que pudessem ser elucidativas. “Assamos as vértebras de cobras modernas no forno; tentamos cortá-las e assim por diante”, explicou o coautor Reuven Yeshurun em declarações ao The Jerusalem Post.

As experiências feitas determinaram que os humanos tinham realmente comido cobras e lagartos. Os autores do estudo acham que esta diversidade das dietas nas comunidades antigas pode indicar a “transição para um estilo de vida mais sedentário e uso mais intenso de recursos”.

“Em algumas vértebras que encontramos no local, conseguimos identificar sinais de uso de facas de pederneira, indicando que provavelmente as cobras foram esquartejadas“, salientou Yeshurun. As evidências encontradas sugerem ainda que apenas as cobras não-venenosas não eram comidas, sendo que os humanos sabiam identificar quais delas eram venenosas, evitando, assim, comê-las.

“Agora que temos evidências convincentes de um sítio arqueológico importante, podemos explorar os padrões para entender há quanto tempo os humanos em Israel começaram a comer cobras e lagartos e se continuaram a fazê-lo mais tarde”, acrescentou o arqueólogo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.