Humanos comiam cobras e lagartos há 15 mil anos

Uma equipa de investigadores encontrou as primeiras evidências de que humanos comiam cobras e lagartos como parte da sua dieta, há 15 mil anos, em Israel.

Os especialistas também acreditam que este hábito terá feito parte da transição de um estilo de vida nómada para um estilo de vida sedentário.

Embora já se soubesse que os humanos comiam cobras na Idade Média, os autores do estudo publicado, na semana passada, na revista Scientific Reports, têm agora evidências de que os humanos o faziam há pelo menos 15 mil anos.

No passado, foram encontrados milhares de ossos de cobras e lagartos no chão de casas pré-históricas da área, mas não se sabia se tinham sido comidos por humanos ou não. De acordo com o Ancient-Origins, os ossos de animais como coelhos têm marcas que indicam que foram cozinhados e comidos, mas os ossos de cobras e lagartos não.

Para perceber até que ponto é que tinham sido comidos por humanos, os investigadores israelitas compararam os padrões de decomposição de ossos antigos para encontrar semelhanças que pudessem ser elucidativas. “Assamos as vértebras de cobras modernas no forno; tentamos cortá-las e assim por diante”, explicou o coautor Reuven Yeshurun em declarações ao The Jerusalem Post.

As experiências feitas determinaram que os humanos tinham realmente comido cobras e lagartos. Os autores do estudo acham que esta diversidade das dietas nas comunidades antigas pode indicar a “transição para um estilo de vida mais sedentário e uso mais intenso de recursos”.

“Em algumas vértebras que encontramos no local, conseguimos identificar sinais de uso de facas de pederneira, indicando que provavelmente as cobras foram esquartejadas“, salientou Yeshurun. As evidências encontradas sugerem ainda que apenas as cobras não-venenosas não eram comidas, sendo que os humanos sabiam identificar quais delas eram venenosas, evitando, assim, comê-las.

“Agora que temos evidências convincentes de um sítio arqueológico importante, podemos explorar os padrões para entender há quanto tempo os humanos em Israel começaram a comer cobras e lagartos e se continuaram a fazê-lo mais tarde”, acrescentou o arqueólogo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …