Os humanos chegaram ao “teto do mundo” mais cedo do que se pensava

Phillips / Flickr

Planalto do Tibete

Uma equipa de cientistas descobriu evidências de que os humanos chegaram ao Planalto do Tibete, também conhecido como o “teto do mundo”, por ser o maior e mais alto planalto do planeta, muito mais cedo do que se acreditava até então.

De acordo com um novo estudo, recentemente publicado na revista científica Science, a equipa descobriu milhares de ferramentas de pedra – incluindo facas – no local conhecido como Nwya Devu, o mais antigo e alto sítio arqueológico da Idade da Pedra (Paleolítico) já encontrado em todo o mundo. 

Tal como nota a Phys.org, estas ferramentas apontam para a presença de humanos no planato entre 30.000 e 40.000 anos atrás, em altitudes que chegam a atingir os 5.000 metros acima do nível do mar. Dados anteriores davam conta que os humanos não tinham colonizado a área antes do início do Holoceno, ou seja, há 11.650 anos.

Antes do achado arqueológico agora noticiado, os vestígios mais antigos já encontrados de atividades humana em grandes altitudes tinha sido registado no Planalto dos Andes, onde os nosso ancestrais viveram a uma altitude de 4.480 metros acima do nível do mar, há cerca de 12.000 anos.

Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology

Artefactos encontrados no planalto do Tibete

Segundo os cientistas, liderados por Zhang Xiaoling e Gao Xing, esta descoberta fornece importantes evidências arqueológicas das estratégias de sobrevivência utilizadas pelos primeiros humanos que habitaram os ambientes mais secos da Terra.

O planalto do Tibete é amplamente conhecido pela sua forte hipóxia atmosférica – fenómeno de baixa concertação de oxigénio -, temperaturas baixas durante todo o ano e ainda pelo baixo volume de chuvas. Atualmente, é um dos lugares menos povoados de todo o planeta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …