/

Olhe para cima. Quase toda a Humanidade vai estar mergulhada em escuridão

Esta terça-feira, por volta das 19h56 de Portugal continental, a maior parte da população mundial vai ver uma escuridão se olhar para o céu.

Porquê? Estamos familiarizados com a ideia de que enquanto um lado do globo está exposto a luz solar, o outro lado fica tapado. Através de dados do Center for International Earth Science Information Network, da Columbia University, o portal Time and Date conseguiu calcular o horário em que a maioria das pessoas em todo o mundo está na escuridão.

“De acordo com os nossos cálculos, o momento de escuridão máxima acontece na terça-feira, 6 de dezembro de 2022, às 19h56″, lê-se no site, citado pela IFLScience.

“Nesse instante, o céu estará completamente escuro para cerca de 85,92% da população mundial, já que a noite reina nos três continentes mais populosos: Ásia, África e Europa (com exceções muito pequenas)”, lê-se ainda no Time and Date.

É precisamente devido à densidade populacional que cerca de 85% da população mundial vai ver a noite escura por volta das 19h56.

Dia 15 de novembro, o planeta Terra atingiu os 8 mil milhões de pessoas. Na Ásia vive mais de metade da população mundial. Há quase 3 mil milhões de pessoas só na China e na Índia – só esses dois países são o lar de um terço do mundo inteiro.

“A razão pela qual tantas pessoas estarão na escuridão é que as áreas mais populosas do mundo estarão no lado noturno da Terra naquele momento. Isso inclui quase toda a Ásia, que abriga cerca de 60% de todos os humanos”, explica o portal.

“Enquanto isso, as Américas, a Nova Zelândia e a maior parte da Austrália serão banhadas pelo sol. No entanto, embora sejam enormes massas de terra, relativamente poucas pessoas vivem lá. As Américas do Norte e do Sul juntas representam apenas cerca de 13% da nossa população mundial”, acrescenta o site.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.