“Humanidade já não precisa de Deus”, afirma autor de O Código da Vinci

12

(dr) danbrown.com/

O escritor Dan Brown

“A Humanidade já não precisa de Deus, mas pode desenvolver uma nova forma de consciência coletiva, com a ajuda da inteligência artificial, que cumpra a função da religião”, disse o escritor norte-americano esta quinta-feira.

Dan Brown fez esta polémica afirmação na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, onde apresentou o seu novo romance – “Origem” – o quinto da personagem Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard que também protagonizou O Código da Vinci.

“Origem” foi inspirado na pergunta “Será que Deus vai sobreviver à ciência?”, disse Brown, acrescentando que isso jamais aconteceu na história da Humanidade. “Será que somos ingénuos hoje por acreditar que o Deus do presente vai sobreviver e vai estar cá daqui a cem anos?”, indagou o escritor, de 53 anos, numa conferência de imprensa lotada.

Passado em Espanha, “Origem” começa com a chegada de Langdon ao Museu Guggenheim, em Bilbao, para acompanhar o anúncio de um bilionário futurista recluso que promete “mudar o rosto da Ciência para sempre”.

Os acontecimentos tomam um rumo inesperado, dando força a um enredo que permite ao autor visitar os sítios históricos do país – inclusive Barcelona, capital da Catalunha, região do nordeste espanhol atualmente em crise por causa do referendo separatista.

Brown, que estudou História das Artes em Sevilha, expressou a sua preocupação e simpatia pelos dois lados do impasse político. “Amo a Catalunha. Amo Espanha. Espero que resolvam isto. É uma situação de partir o coração, mas também é um sinal dos tempos”, disse, acrescentando que a crise também reflete a tensão entre o antigo e o moderno na sociedade.

O escritor, que vendeu 200 milhões de livros em 56 línguas, admitiu que não lê um romance há cinco anos, mas que investigou profundamente e passou muito tempo a conversar com futuristas para criar esta nova história.

Brown reconheceu que as suas opiniões não serão bem acolhidas pelos clérigos, mas pediu uma harmonia maior entre as grandes religiões e aqueles que não professam nenhuma fé. “O cristianismo, o judaísmo e o islamismo partilham um evangelho, liberalmente, e é importante que todos nós o percebamos”, afirmou, citado pelo G1.

“As nossas religiões são bem mais parecidas do que diferentes”, concluiu.

Olhando para o futuro, Brown considera que a mudança tecnológica e o desenvolvimento da inteligência artificial vão transformar o conceito do divino.

ZAP // Ciberia

Siga o ZAP no Whatsapp

12 Comments

  1. A humanidade precisa, aliás, é impossível conceber a ideia de humanidade sem Deus Nosso Senhor.
    Se disser que os cretinos se vão safando sem Ele, mesmo sendo este Dan Brown um deles, aí estou de acordo.
    A humanidade precisa tanto desse tipo de gente como essa gente precisa de Deus.

    • Hahahaaa…
      É impossível?!
      Falas certamente, por ti! Até porque, pela “qualidade” dos teus comentários, é natural que precises da ajuda de um ser “superior”…
      Tal como Dan Dan Brown refere, Deus só existe onde há ocultismo, ignorância/falta de conhecimento/cultura!

      • 1º – Vou dar-lhe uma novidade: VOCÊ TEM CÉREBRO!
        .
        2º – Vou dar-lhe uma sugestão: TENTE USÁ-LO!
        .
        Dan Brown é um cretino sabichão que com os seus dejectos litearários faz fortuna a alimentar os esfomeados mentais e emocionais da estirpe do Eu.
        .
        Dan Brown é mais um feirante que encontra clientela nos Eus desta vida. Sobretudo nos Eus vazios incapazes de reflexão e autocrítica, auto-estima e respeito pelo próximo. Os Eus que comem qq merda desde que essa merda lhes dê alguma sensação de importância ou diferença.
        .
        Você faz-me lembrar um trecho dum psiquitra austríaco, que foi perseguido por todo o ocidente e que a respeito de um certo estereotipo escreveu o seguinte: “…Na esperança de te tornares livre, tornaste-te agressivo, mas confundir liberdade com violência (ou agressividade) é a marca do escravo….” e VOCÊ sr EUzinho, você cumpre na perfeição esse papel de escravo.
        .
        Você é daqueles que acredita que fulaninho A ou B são importantes porque há outros milhões de Eus idiotas como você – igualmente vazios – que pensam como você e tb lhes disseram que o A e o B são importantes e como se recusa a usar o cérebro, é melhor enveredar pelo caminho da manada.
        .
        Se o meu raciocínio está correcto, há quarenta anos atrás este idiota de nome Dan Brown já teria sido engavetado pelo FBI, porque a correspondente política deste arremedo de palermice religiosa que ele tenta rascunhar, seria facilmente conotado como bolchevismo ou propaganda comunista.
        .
        Caso você um dia tenha alguma ambição mental e consiga perceber que estes idiotas apenas têm popularidade porque há demasiados cretino como você, não diga a ninguém que sente vergonha por ter desperdiçado o seu tempo e a sua capacidade de raciocínio a insultar pessoas que você sequer conhece e que investem algum tempo a tentar que você perceba que a sua cretinice, arrogância, falta de educação e burrice, não tem que servir de bitola para aferir a qualidade dos comentários que por aqui se postam.
        .
        Já mais que uma vez lhe chamei IDIOTA e de cada vez que o faço, cada vez mais fico convencido de que o estou chamar pelo nome próprio.

        • Ora aqui está uma boa amostra da tolerância/educação/cultura de certos religiosos/crentes!!
          Muito bem sr Cão danado; se dúvidas houvessem, deixou uma bela imagem…
          Está à vista o resultado de se tentar dialogar com fanáticos religiosos!!
          Pensei que esse tal seu Deus lhe tivesse dado mais tolerância/educação (e argumentos), afinal…
          .
          Quero lá saber do Dan Brown ou dos seus livros – são tão palermas os que compram esses livros como os que, como o sr, “compram” a Bíblia!!
          Mas, não percebo a sua intolerância: então o Dan Brown não pode ver obras de ficção aos seus leitores e a Igreja pode “vender” a Bíblia aos seus crentes?!
          Nunca li nenhum livro do Dan Brown (só o conheço do filme “O Código da Vinci”), porque tenho coisas mais interessantes para fazer, mas compreendo e concordo quando ele diz: “Humanidade já não precisa de Deus”!!
          .
          Lamento que não tenha capacidade para usar melhor o seu cérebro e que não tenha respeito por opiniões diferentes da sua!!
          Espero que o seu Deus o ajude a torna-se um ser humano melhor, pois bem precisa!…

          • Boa tarde Sr. IDIOTA.
            .
            O mundo está cheio de idiotas como você, que JÁ não precisam de Deus!
            .
            O prado também!…
            .
            Mas não de idiotas, o prado está cheio de vacas, ovelhas e asnos, todos uns cépticos que não duvidam nem se questionam sobre a sua necessidade de Deus… mas comem a erva que “Alguém” faz nascer e crescer, porque Esse Alguém congeminou e engendrou um sistema tão complexo que até criou a terra arável e fê-la fértil, e que também criou a água para a regar, tanto nos dias escuros com a chuva, como nas manhãs cheias de sol, que sucedem às noites com estrelas e lua, que por fases vai pautando o ritmo das marés, dos mares e dos oceanos, que banham um planeta que roda sobre si mesmo e em volta do Sol, num movimento elíptico de solstícios e equinócios, num movimento cíclico e inexorável, onde existe a mudança, a renovação e a reinvenção, fora de qualquer controlo humano e incapaz de ser definido, delimitado e classificado ou travado por qualquer exímio IDIOTA ou Dan Brown de circo ambulante.
            .
            Mas você não é uma vaca ou um asno, você é um perfeito IDIOTA e mesmo que não precise de Deus – e isso é lá consigo – não precisa de ser tão falho de imaginação ao ponto de até copiar a forma como faço a pontuação e o espaçamento entre frases e parágrafos, porque isso mostra logo que você é um cretino, que se adapta logo ao lhe aparece de diferente… porque não tem idéias proprias!
            .
            Contudo, e visto ter afirmado que não lê – e eu já ter concluído que também não raciocina e também não tem ideias próprias – tente responder a si mesmo porque razão haveria de ser “aquele” espermatozóide a dar origem a um IDIOTA tão genuíno como você e não ter sido um outro a dar origem a um outro ser humano, diferente e capaz de comunicar de forma civilizada.
            .
            Deus não ajuda ninguém, Deus deu-nos a capacidade de nos ajudarmos de forma sábia e prudente a nós próprios, porque pela inteligibilidade da Sua presença conseguimos encontrar encontrar respostas, e portanto, por meio da reflexão e da conexão com o Espírito Superior com quem comunicamos através do cérebro, sabemos o que pensar, quando decidir e como fazer.
            .
            Daí, não espere que o meu Deus me faça respeitar ou ser tolerante com um idiota como você – que me parece ter algumas faculdades mentais – que é incapaz de reconhecer a Sua presença, e O classifica de prescindível.
            .
            Prescindível é você, seu grande IDIOTA.

  2. Ui!…. que violência!!
    Agora fiquei baralhado… já não sei se estamos perante um radical cristão ou um mafioso vendedor da banha da cobra tipo os brasileiros da IURD!…
    E, qual deles o pior!…
    Então, se foi Deus que fez tudo, também me fez, portanto tens que aguentar…
    Ter ideias próprias é seguir com0 um cordeiro as estorias da carochinha de uma seita mafiosa (Igreja Católica, IURD, etc, etc), cujo objectivo é apenas enriquecer?!
    Se for, então eu não tenho ideias próprias!…
    De si (e de todos os humanos que adoram criaturas míticas que habitam nas nuvens, etc, etc), eu não espero muito, mas se sou prescindível porque responde dessa forma tão pouco educada, nada construtiva e com tanta ira?!
    Estranho!…
    É que eu estou-me a marimbar para a sua opinião, mas confesso que me divirto a ver os crentes a destilar ódio e a espumar de raiva quando alguém tem um opinião diferente!
    Não admira que sejas um “Cão danado”…

    • Sr. IDIOTA.
      .
      Você não ficou baralhado, você é um IDIOTA… portanto já nasceu confuso!
      .
      Quanto ao responder-lhe de forma pouca educada, blá, blá, blá, é bom que reveja o histórico destes posts, porque foi você que veio agredir chamando de inculto, ignorante etc…
      .
      Como sou leitor diário, já deu para concluir que você é useiro e vezeiro no insulto e na falta de respeito na forma como se intromete e se dirige a toda a gente – de forma pouco civilizada, como o fez comigo em:
      .
      Eu! 15 Outubro, 2017 at 18:00
      .
      …repare que eu nem lhe tinha dirigido a palavra e você armado em valentão e sabidola, começou logo a tratar-me por tu, como faz queastão de tratar toda a gente como se todos fossem tão reles como o Sr. EU!
      .
      Se você fosse minimamente educado e prudente não se meteria com quem não conhece e não desafiaria a crença alheia.
      .
      Se você fosse educado, pediria desculpa!
      .
      Se você fosse educado, saberia que aonde anda a educação anda sempre a inteligência, o respeito, o recato, a humildade, a sabedoria e a prudência.
      .
      Mas não, você é um IDIOTA que faz questão e orgulho em manifestar-se como senod o maior na sua categoria.
      .
      Mas você só e valentão no mundo virtual, aonde ninguém o vê, porque na vida real você é seguramente um cretino e um cobarde, que preenche o perfil de um tipo verdadeiramente miserável.

      • Bem…. já chega de “bater no ceguinho”; acabou o meu tempo para este “peditório”!!
        E, acho que, pelos comentários, ficou bem claro quem é o idiota, o reles, o cretino, o miserável, etc, etc…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.