Cientista prevê que a Humanidade vai entrar em colapso civilizacional até ao fim do século

21

A pesquisa indica que a Humanidade está a consumir os recursos da Terra a um ritmo alarmante e que isso pode levar a uma “correção populacional”.

O rápido crescimento da população global, que já chegou aos oito mil milhões, pode empurrar o planeta para uma severa “correção populacional”, alerta um novo estudo da Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá publicado na World.

Esta correção pode manifestar-se como um colapso civilizacional dentro deste século, poupando apenas as sociedades mais resilientes e prósperas. William Rees, ecologista populacional que liderou o estudo, adverte que a Humanidade está a explorar os recursos da Terra a um ritmo alarmante e insustentável.

“O Homo sapiens evoluiu para se reproduzir exponencialmente, expandir geograficamente e consumir todos os recursos disponíveis. Durante a maior parte da história evolutiva da humanidade, essas tendências expansionistas foram combatidas por um feedback negativo. No entanto, a revolução científica e o uso de combustíveis fósseis reduziram muitas formas de feedback negativo, permitindo-nos realizar todo o nosso potencial de crescimento exponencial”, frisa Rees no estudo.

As nossas tendências intrínsecas para o pensamento de curto prazo levam-nos agora a consumir recursos excessivamente quando disponíveis. As alterações climáticas são apenas uma fração do problema da “sobrecarga”, escreve o Science Alert.

O consumo global de biomassa e a perturbação dos ciclos essenciais de nutrientes estão a empurrar a Terra em direção à sua sexta extinção em massa, colocando em risco os sistemas fundamentais que sustentam da vida.

As descobertas de Rees desafiam as nossas soluções propostas, como a adoção de energias renováveis, pois elas não abordam o problema central do crescimento populacional exponencial. Em vez disso, incentivam inadvertidamente o consumo adicional.

O estudo levanta uma questão essencial: As inovações tecnológicas, desde combater as alterações climáticas até melhorar a produção de alimentos, podem acompanhar as nossas crescentes exigências de consumo?

A falha em inovar pode resultar em resultados alarmantes, incluindo escassez de alimentos, instabilidade de habitats, guerras e doenças, o que pode impactar significativamente os números populacionais. Rees enfatiza a necessidade de abordar a sobrecarga diretamente para aliviar simultaneamente os seus principais sintomas.

“No melhor dos mundos possíveis, toda a transição poderia ser gerida de forma a prevenir o sofrimento desnecessário de milhões de pessoas, mas isso não está a acontecer”, remata.

ZAP //

21 Comments

  1. O Homo sapiens evoluiu para se reproduzir exponencialmente, expandir geograficamente e consumir todos os recursos disponíveis. Ou seja, o Homo Sapiens é como um vírus dos mais nocivos. E o que costumamos fazer com os vírus mais nocivos?

  2. “No melhor dos mundos possíveis, toda a transição poderia ser gerida de forma a prevenir o sofrimento desnecessário de milhões de pessoas, mas isso não está a acontecer”????? O que será o “melhor dos mundos” para estante??? Um mun do só com UM GOverno? Um mundo em que as regras fossem ditadas SÓ por UM POLITBURO, que tudo decidisse, tudo ordenasse, tudo supervisionasse??? As massas populacionais – 8 milhares de milhão der pessoas sob o jugo e o bastão de um grupo de “ILUMINADOS”? O mundo seria uma espécie de “Planeta dos macacos”! O livre-arbítrio, a liberdade de pensamento (e de acção), a procura do bem-estar, a alegria da vitória por mérito, o incentivo à criatividade, à inovação, ao progresso, TUDO ESTARIA EM CAUSA E DEFINITIVAMENTE AMEAÇADO! O SER HUMANO deixava de o ser! Será isto “o melhor do mundo” para estes sociólogos? Será que têm alguma sucursal na Universidade de Coimbra???…!!!

  3. Enquanto não houver políticas rígidas de controle da população, vamos a passos largos em direção ao abismo. Só diminuindo o número de humanos, poderíamos minimizar o estrago no planeta. A pegada ecológica. Mas as pessoas continuam a achar que podem e devem procriar como coelhos. Como 8 biliões é pouca gente….

  4. A população já está a diminuir, o envelhecimento (e maior longevidade) esconde este facto. Ou seja, há mais pessoas, mas pessoas velhas que a curto prazo morrerão. Não há nascimentos suficientes para manter a população actual.
    Vendo por outra perspectiva, a queda populacional em curso fará diminuir o consumo dos recursos.
    Nota: somente na África subsaariana ainda haverá algum crescimento populacional. De resto, as comunidades já estão a morrer. Duvidam? Escutem as notícias com atenção, expressões como população cada vez mais envelhecida não é sem consequências. Também relatos (verificáveis com números) de baixa da natalidade generalizada no mundo não é outra coisa que queda da população mundial em curso.

  5. … a razão da existencia humana no planeta irá ser posta em causa pelos factores apresentados e as medidas serão tão drásticas e severas que irá criar conflitos entre povos, paises, etnias e religiões. A China teve um programa de gestão populacional de um casal um filho, serao medidas semelhantes a esta as mais indicadas para iniciar a recuperação da existência e continuação da espécie Humana, caso contrário, num espaço temporal de 4 gerações o retorno a um planeta sustentável já não será possível.
    Este é um dos problemas mais graves que temos na sociedade mundial, escondido pelas inovações e mudanças de comportamento sociais.
    Muito haverá para debater, mas a base será cortar os nascimentos localizados em áreas de grande densidade populacional em paises com bases de vida humana descontrolada.
    Conforme futuramente irão fazer gestão de recursos energéticos e fósseis, terão sem duvida de fazer gestão de humanidade. Doa a quem doer!

  6. Não é preciso ser cientista para perceber isso..aliás..se os cientistas,físicos, e essas mentes brilhantes saíssem a rua e vissem o mundo dos olhos de um simples cidadão se calhar já tinham percebido isso a mais tempo..Portugal tem o melhor território do mundo..no entanto somos uns vendidos..fomos a maior nação,tivemos a moeda mais poderosa e dominados os oceanos..hoje em dia conceito de nação já não se aplica a portugal..o escudo foi descartado e perdemos todo o poder monetário que tinhamos..nao podemos pescar na nossa costa..perdemos o latim e depois o portugues..hoje em dia fala-se e le-se brasileiro..e vêem os estrangeiros comprar as nossas casas e terrenos bem como destruir terrenos protegidos que o português não pode alterar mas que eles com dinheiro podem (exemplos de Tróia e comporta)..e depois há a vontade de mudar o mundo para melhor..situação que iria privar ricos e poderosos dos seus altares!!este mundo está condenado..dou- me por feliz por ter vivido os anos de ouro deste planeta..ter filhos nesta altura é destina-los ao fracasso e a precariedade.. é triste que ainda hajam seres humanos que se considerem os seres supremos deste planeta..parasitas.. é o que somos..

  7. No fim dos anos 80 previam o derretimento das calotas polares… não aconteceu nada.
    No fim dos anos 90 previam o derretimento das calotas polares… não aconteceu nada.
    No fim do milénio previam o derretimento das calotas polares… não aconteceu nada.
    No fim de 2010 previam o derretimento das calotas polares… não aconteceu nada.
    Estes cientistas não percebem um boi disto!

  8. Pensar que podemos resolver o problema diminuido a população é uma grande preguiça mental, é não querer resolver o problema de raiz: homem a viver em comunhão com a natureza, ajudando-a a manter a sua homeostasis. Não se apercebem que querer diminuir a população sem resolver o problema dos combustíveis fósseis e agentes poluentes é um pensamento fascista.

  9. Não me preocupo…a própria natureza seguirá o seu rumo,como sempre. E como fazemos parte dela ,se dermos cabo disto tudo,o problema é nosso. Por isso é que os ricos querem construir colónias noutros planetas!
    Aí…quem me dera ser rico….
    Cumprimentos.

  10. Não há recursos???? …Analisem fora da caixa; hectares de terras aráveis no mundo estão sendo cultivadas com cereais para combustíveis verdes, Brasil por exemplo. Mais, investidos milhares em investigação espacial que nada adianta ( qual o benefício do homem ir à lua??? Colonizar? Destruiram o único planeta habitável …querem destruir outro é???? ) e mataria a fome no mundo. Meus senhores o mundo tem recursos e muitos, a triste notícia é que pouquíssimos são detentores dessa riqueza. Ponto, o resto são história da carochinha.

    Ah, e quem pede o abate da população , uma pergunta, e se iniciarem pelos seus???
    Tenham bom senso!!!

  11. Nada podemos fazer metade da população mundial tem de desaparecer não vale a pena termos pena pois penas tem as aves temos população a mais logo alguém tem de deixar de existir, viver para morrer de fome não vale a pena existir.
    Poderei ser radical mas é a realidade nua e crua, temos pena mas?

  12. Esse modelo de acumulação infinita defendida pela maioria, não pode vingar em um planeta finito de recursos.
    O modelo capitalista visa diminuir os custos para aumentar a produção, essa diminuição de custos a qualquer custo gera desastres ambientais.
    A amazônia está estrando num “Ponto de não retorno “, devido ao desmatamento por dinheiro, afetando todo o planeta.
    As correntes marítimas salgadas estão sendo afetadas pelo despejo de água doce das geleiras nos oceanos, afetando a dinâmica das correntes agravando ainda mais o desequilíbrio climático.
    Toneladas de co2 na atmosfera vão cozinhar vários humanos em busca de saciar o medo da morte.
    Somos chimpanzés com crise existencial consumindo tudo e todos em busca de um conforto pra um fim iminente.
    Quando começar uma crise climática e econômica severa a nível global, as soluções de curto prazo, recheadas de racismo e religiosidade, não se mostrarão o melhor dos mundos, vimos isso em outros tempos, só que dessa vez sem um horizonte de soluções.

  13. O que levará uma família sem filhos a querer saber alguma coisa do futuro do planeta?! Poderão estas famílias votar ou decidir sobre opções com impactos futuros no planeta?

  14. Qual é essa corporação de nome homo sapiens? Vender o sistema Piramidal como norma é essa a questão única existe um estudo com 3 vezes mais população onde todos podem viver com recursos se eles forem divididos,mas isso não pode ser o topo deve existir sempre ??? Isto é bem mais propaganda que ciência !

  15. Este tipo de conversa anti humana vai criar a maior tragédia da história , confundir sistemas sociais com humanos vai dar nas maiores tragédias da história,isto parece querer fabricar Megalomanía egoísmo sem limites vão dar é coisas muito negativas em rios de sangue,com o medo vão justificar o injustificável!

  16. Do evangelho segundo São Lucas 23, 28-31

    Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: “Mulheres de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos. Pois dias virão em que se dirá: “Felizes as estéreis, as entranhas que não tiveram filhos e os peitos que não amamentaram”. Nessa altura, começarão a dizer aos montes: “Caí sobre nós”, e às colinas: “Encobri-nos”. Porque se fazem assim no madeiro verde, que será no madeiro seco?”

    “Em geral, os sábios de todos os tempos disseram sempre o mesmo, e os tolos, isto é, a imensa maioria de todos os tempos, sempre fizeram o mesmo, ou seja, o contrário; e assim continuará a ser.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.