Hubble captou o “primeiro beijo” entre duas galáxias

ESA / NASA

O telescópio espacial Hubble conseguiu fotografar, pela primeira vez, duas galáxias “a dar a mão”.

Trata-se de um duo conhecido como UGC 2369 e ambos os sistemas serão apenas um algum dia. Mas, de de momento, ainda estão a ter o seu primeiro contacto. Na imagem, pode observar-se a rotação uma em torno da outro, já que as suas gravidades se atraem até ao inevitável final: a fusão.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, todo o que conecta atualmente as duas galáxias é uma “ténue ponte de gás, poeira e estrelas”.

A maioria das galáxias pertencem a um grupo de vários sistemas, nos quais as interações entre elas são frequentes. Nem sempre são violentas ou abruptas, podendo mesmo ser subtis, como é o caso do UGC 2369. Em muitas ocasiões, o fio invisível da atração faz com que as galáxias se deformem, com “caudas” e “braços” que se estendem desde o centro e as lhe dão novas e impressionantes formas.

As fusões, por outro lado, são muito mais destrutivas – e isto é mais provável de ocorrer especialmente quando as galáxias são semelhantes em tamanho. Estes eventos maiores são menos comuns do que fusões menores, mas acredita-se que a nossa própria galáxia tenha uma colisão “próxima” no futuro.

Neste momento, a Via Láctea em que vivemos está ocupada a esmagar e a absorver duas galáxias anãs próximas, conhecidas como Sagitário e Canis Major. Mas um dia, a nossa galáxia pode tornar-se no menu de uma galáxia maior.

De facto, os astrónomos estão certos de que a Via Láctea e a galáxia de Andrómeda colidirão em algum ponto dentro de mil milhões de anos. Exatamente quando poderia ser e como se desenvolveria ainda está a ser debatido pela comunidade científica.

Os autores preveem que não será uma colisão frontal, mas um “golpe lateral”, que não será demasiado devastador. Como a distância entre as estrelas e as galáxias ainda é astronomicamente grande, o nosso Sistema Solar tem bastante probabilidade de sair intacto do evento.

A Via Láctea ainda terá de suportar algo semelhante com a Grande Nuvem de Magalhães e que deverá acontecer em 2,5 mil milhões de anos. Enquanto a Andrómeda é um pouco maior que a nossa galáxia, a Grande Nuvem de Magalhães tem apenas 1/80 da massa da Via Láctea.

Ainda assim, a colisão com a Grande Nuvem de Magalhães afetará a nossa galáxia, supostamente ao aumentar a massa do buraco negro supermassivo no seu centro e ao remodelar a Via Láctea numa galáxia espiral padrão.

Embora a fusão UGC 2369 pareça nova, esta dupla galáctica é considerada um estágio relativamente avançado. Portanto, treinar os olhos do Hubble em interações como esta poderia dar uma ideia sobre o destino da nossa própria galáxia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …