Hospital de São João encaminha doentes não urgentes para centros de saúde

1

José Coelho / Lusa

O Hospital de São João, no Porto, está a encaminhar alguns doentes não urgentes do serviço de urgência para centros de saúde, avança o Observador. 

Em causa estão apenas os doentes que recebem pulseiras azuis ou verdes no sistema de triagem de Manchester e que não apresentem sintomas com especificidades que obriguem a tratamento hospitalar, explica o jornal, que avançou a notícia esta quinta-feira.

Além da pulseira, o reencaminhamento para um centro de saúde depende ainda da vontade do próprio doente, que pode recusar ser transferido e ser atendido no hospital.

“Uma pessoa que vem à urgência com uma dor de garganta e um bocadinho de febre, está preocupada, mas que tem bom estado geral, é o utente ideal para fazer parte deste projeto”, explicou Maria João Baptista, diretora clínica do hospital ao Observador.

Resultados preliminares das duas primeiras semanas revelaram que apenas 14 pacientes aceitaram sem encaminhados para centros de saúde da sua área de residência.

O presidente do conselho de administração do Hospital de São João, Fernando Araújo, disse ainda ao Observador que os doentes que aceitarem o reencaminhamento sugerido por um assistente técnico sairão do hospital já com uma consulta marcada e com a garantia de “um atendimento mais personalizado e mais próximo”.

O Hospital de São João recebe diariamente 460 doentes no serviço de urgência. Destes, 130 recebem pulseira verde ou azul.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.