Hospital condenado a pagar 105 mil euros por erro médico em morte de grávida

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, foi condenado ao pagamento de uma indemnização de 105 mil euros à família de uma grávida que morreu em 2009, após oito anos em coma, no seguimento de um alegado erro médico.

O Correio da Manhã noticia que o Tribunal Central Administrativo do Norte decidiu a favor da família da grávida que tinha 36 anos quando deu entrada no hospital, em 2001, altura em que terá sido vítima de um erro médico da anestesista de serviço, no âmbito de uma cesariana.

“No acórdão, de 22 de Janeiro, ficou provado que a médica decidiu fazer uma entubação traqueal para ajudar a vítima a respirar, mas enganou-se e colocou o tubo no esófago“, escreve-se no referido diário.

A vítima terá estado sete minutos em paragem cardíaca, o que lhe terá causado danos cerebrais irreversíveis, tendo ficado oito anos em coma, conforme aponta o mesmo jornal.

O Centro Hospitalar continua contudo, a recusar a existência de negligência médica e deverá recorrer da sentença para o Supremo Tribunal Administrativo.

“Este julgamento não é correcto porquanto nenhuma das testemunhas em cujos depoimentos o Tribunal alicerçou o julgamento destes quesitos menciona que a entubação foi realizada no esófago, ao que acresce que os peritos que produziram o Relatório Pericial junto aos autos consideram que os registos da auscultação pulmonar da vítima revelam que a entubação foi feita na traqueia”, argumenta o Centro Hospitalar, conforme cita o Correio da Manhã.

A mulher deixou três filhos, entre os quais a bebé que nasceu da cesariana que acabou por resultar na sua morte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …