Hospitais estão a boicotar cirurgias a doentes

ABr

-

Vários hospitais do Norte e do Centro do país com atrasos injustificados nas cirurgias estão a vedar a possibilidade dos pacientes serem operados noutros estabelecimentos hospitalares.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que integra os hospitais de Penafiel e de Amarante, não só está a adiar as cirurgias a mais de 500 doentes que não consegue operar dentro dos prazos regulamentados, como lhes está a bloquear a possibilidade de serem operados noutras instituições, como está previsto no Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC).

Os casos estão classificados como “pendentes”, de forma a evitar que os tempos máximos de espera sejam ultrapassados, para impedir que recebam o chamado vale-cirurgia, com o qual poderiam fazer a intervenção em atraso noutros hospitais.

Ao catalogar o processo clínico do doente como pendente, a cirurgia não é agendada, pelo que “o prazo deixa de contar e o vale cirúrgico será evitado, tal como a falta de produtividade é mascarada”. Outra prática no CHTS é o doente não ser inscrito depois de ir à consulta para não se iniciar a contagem de tempo.

O JN reporta que Ortopedia e Otorrinolaringologia são as especialidades com mais doentes por operar no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde cerca de 13 mil doentes estão em lista de espera para a primeira consulta, quatro mil aguardam cirurgia e mais de 500 têm os processos pendentes.

Já no ano passado, o JN tinha noticiado que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga estava a marcar cirurgias e a adiá-las e reagendá-las consecutivamente para contornar os prazos máximos impostos pela lei, impedindo que os doentes dos hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja recebessem os vales-cirurgia para serem operados noutro hospital.

As irregularidades viriam a ser confirmadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) depois da denúncia.

De acordo com o jornal, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 331 reclamações por atrasos em cirurgias em 2015 e nos primeiros meses de 2016.

Em resposta ao JN, fonte oficial do Ministério da Saúde disse que “irá providenciar auditorias internas transversais relativas ao tema da gestão de tempos de execução do programa de vales-cirurgia”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma autêntica vergonha num caso que deveria ter toda a atenção das autoridades competentes e ser levedo até ás ultimas consequências. Será que não faleceram já pessoas devido e este “esquema”??
    A implementação no SNS das medidas ultra-liberais do governo do Coelho e do irrevogável levaram a isto; um acto criminoso.

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …