Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que aquela ação acalmava e ajudaria a adormecer a bebé. Até que uma hospedeira de bordo pediu-lhe que se tapasse com uma manta.

“Antes de descolarmos”, escreveu Shelby Angel no Facebook, “fui abordada por uma hospedeira de bordo, que levava uma manta. Ela disse-me: ‘Se quer continuar a amamentar, tem de tapar-se’. Eu disse-lhe não, a minha filha não gosta de ser tapada. Isso aborrecê-la-ia quase tanto como não amamentar. Ela avisou-me que, se alguém se queixar, eu teria de lidar com o assunto – ninguém se queixou. Em nenhum dos voos que levei a minha filha. Na verdade, nunca ninguém se queixou por eu amamentar em público. Exceto aquela hospedeira de bordo”, relatou a CNN.

Aquele voo da KLM aconteceu há cerca de um mês. Quando chegou a Amesterdão, continuou a contar na publicação, Shelby Angel decidiu apresentar uma queixa à companhia aérea, esperando alguma solidariedade face à atitude daquela empregada.

“Disseram-me que eu tinha de ser respeitosa com as pessoas de outras culturas e que a resposta daquela hospedeira de bordo estava em linha com a política da empresa. Portanto, em vez de apoiar e proteger as crianças e as mães que amamentam, que já têm esse fardo de voar com um bebé, a KLM prefere manter valores antiquados que envergonham o corpo das mulheres”, contou.

A KLM tem sido visada por alguns internautas nas redes sociais, tendo respondido a uma dessas vozes que questionava sobre a política da empresa quanto à amamentação.

“Amamentar é permitido nos voos da KLM”, esclareceu a empresa no Twitter. “Contudo, para garantir que todos os passageiros de todos os contextos estão confortáveis a bordo, podemos pedir à mãe que se tape enquanto dá de mamar, pois outros passageiros podem ficar ofendidos por isto”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A hospedeira fez muito bem o seu trabalho.
    Os valores podem parecer antiquados, mas respeitam o corpo e a dignidade das mulheres.

RESPONDER

Salvini tem trunfo na manga para pedir novamente eleições antecipadas

Uma vitória da Liga nas eleições regionais de Emilia Romagna pode dar a Matteo Salvini o pretexto para exigir eleições antecipadas em Itália. Matteo Salvini continua de olhos postos no cargo de primeiro-ministro e pode voltar …

Trocar garrafas de plástico por descontos só será possível em março

O projeto-piloto para o depósito de garrafas de plástico a troco de talões de desconto nos supermercados estava previsto arrancar em janeiro. Porém, o atraso em desbloquear fundos de financiamento pode empurrar o arranque para …

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …