Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que aquela ação acalmava e ajudaria a adormecer a bebé. Até que uma hospedeira de bordo pediu-lhe que se tapasse com uma manta.

“Antes de descolarmos”, escreveu Shelby Angel no Facebook, “fui abordada por uma hospedeira de bordo, que levava uma manta. Ela disse-me: ‘Se quer continuar a amamentar, tem de tapar-se’. Eu disse-lhe não, a minha filha não gosta de ser tapada. Isso aborrecê-la-ia quase tanto como não amamentar. Ela avisou-me que, se alguém se queixar, eu teria de lidar com o assunto – ninguém se queixou. Em nenhum dos voos que levei a minha filha. Na verdade, nunca ninguém se queixou por eu amamentar em público. Exceto aquela hospedeira de bordo”, relatou a CNN.

Aquele voo da KLM aconteceu há cerca de um mês. Quando chegou a Amesterdão, continuou a contar na publicação, Shelby Angel decidiu apresentar uma queixa à companhia aérea, esperando alguma solidariedade face à atitude daquela empregada.

“Disseram-me que eu tinha de ser respeitosa com as pessoas de outras culturas e que a resposta daquela hospedeira de bordo estava em linha com a política da empresa. Portanto, em vez de apoiar e proteger as crianças e as mães que amamentam, que já têm esse fardo de voar com um bebé, a KLM prefere manter valores antiquados que envergonham o corpo das mulheres”, contou.

A KLM tem sido visada por alguns internautas nas redes sociais, tendo respondido a uma dessas vozes que questionava sobre a política da empresa quanto à amamentação.

“Amamentar é permitido nos voos da KLM”, esclareceu a empresa no Twitter. “Contudo, para garantir que todos os passageiros de todos os contextos estão confortáveis a bordo, podemos pedir à mãe que se tape enquanto dá de mamar, pois outros passageiros podem ficar ofendidos por isto”.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A hospedeira fez muito bem o seu trabalho.
    Os valores podem parecer antiquados, mas respeitam o corpo e a dignidade das mulheres.

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …