Horas extra não pagas poderiam criar 64 mil empregos

No ano passado, os portugueses fizeram, em média, dois milhões e meio de horas extraordinárias não remuneradas, mais 13% do que em 2013. Em teoria, e de acordo com os números do Instituto Português de Estatística (INE), as horas extra não pagas no ano em causa poderiam levar à criação de mais de 64 mil empregos a tempo inteiro.

Segundo o Dinheiro Vivo, que avançou a notícia nesta segunda-feira, 2018 foi o segundo ano com mais horas extraordinárias não pagas, um valor só ultrapassado em 2014, quando se registaram mais de 2,7 milhões de horas extra sem remuneração.

De acordo com os cálculos do jornal, baseados em estatísticas do INE, em 2018, mais de 576 mil trabalhadores fizeram horas extraordinárias em Portugal, ou seja, 14,2% de todos os empregados por conta de outrem no país.

O diário de economia adianta ainda que a poupança para as empresas estará perto das dezenas de milhões de euros, ainda que não seja possível calcular o número oficial, dado que o índice de Custo do Trabalho para 2018 ainda não foi divulgado pelo INE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Havia muito a dizer sobre isso…
    Acho piada aos alemães que no tempo da troika diziam que os trabalhadores Portuguesas tinham de ser mais produtivos…
    Querem mais produtividade que as horas extra, não remuneradas?
    E não me venham com a treta de que o trabalho que não é feito em tempo útil é porque não se está a fazer uma boa gestão do tempo! TRETAS!

  2. Pois é verdade mas já viram quanto é que os patrõesecos iam perder?
    Isso nem pensar, segundo o patronato português se for possível todos trabalharem de borla isso é o paraíso para os patrões nem que os empregados passem fome ou não tenham um tecto para viver, porque os patrões estão a borrifar-se para isso!

  3. Querem trabalhar 35 horas e fazer o trabalho de 40 !?. Sim os que nao fazem nenhum! Veja-se so a presidencia da republica 500.000.00 aerios de horas extra o ano passado, PAGA PATEGO!!!!

RESPONDER

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …