Encontrado hominídeo que morreu por causa de uma dor de dentes

(dr) Ian Towle

Há dois milhões de anos, um antepassado nosso foi afetado por algo muito comum atualmente: uma dor de dentes. Como não havia dentistas, a infeção pode ter-lhe custado a vida.

As noites terão sido um inferno. Durante anos, padeceu de um sofrimento que só poderia piorar. Muitos dos seus dentes, estavam tão desgastados que os tubos reticulares internos estavam expostos. Nos incisivos superiores, havia um abscesso dentário: uma massa de pus, resultado de uma infeção que cresceu incontrolavelmente dentro da mandíbula.

Os investigadores acreditam que a infecção foi tão terrível que deve ter atingido o seu suprimento de sangue, envenenando-o e causando a sua morte.

Estas são as conclusões de Ian Towle e Joel D. Irish, da John Moores University, em Liverpool, após a análise exaustiva de um espécime raro de hominídeo, catalogado como SK-847, descoberto na África do Sul em 1969. O trabalho foi publicado no bioRxiv, de acordo com a ABC.

De acordo com os autores, “neste estudo, foram analisados todos os fragmentos de mandíbulas de coleções fósseis de hominídeos sul-africanos disponíveis, incluindo espécimes atribuídos ao Homo Naledi, Paranthropus robustus, Australopithicus africanus, A. sediba e primeiros Homo”.

No total, inspecionaram cerca de 20 fósseis diferentes de mandíbulas humanas encontrados na África Austral. O SK-847, cuja espécie ainda não é clara, foi o único que mostrou uma decadência tão pronunciada. Poderia ser o primeiro abcesso dentário encontrado até agora no género Homo, mas outra queixosa com idade semelhante encontrada na Europa também pode disputar o “título”.

“Há um abscesso bem definido e, pelo menos, mais dois com danos post mortem, no maxilar anterior e associado aos incisivos. Os abscessos destacam que o indivíduo utilizou a dentição anterior extensivamente, até ao ponto em que as câmaras pulpares foram expostas em vários dentes. Este é um dos primeiros exemplos de um abcesso dentário em hominídeos e mostra que este indivíduo foi capaz de lidar com vários abcessos simultâneos, que persistiram durante um período prolongado“, escrevem os autores.

SK-847 deve ter passado um tempo muito mau, segundo Towle. Na mandíbula superior, há um buraco cercado por uma borda. “É aí que o osso começa a crescer novamente no lugar onde o abcesso esteve. Soube imediatamente que se havia formado enquanto o hominídeo ainda estava vivo“.

A falta de higiene alimentar básica pode ser a causa da infecção. O abscesso foi causado por bactérias, que atacaram os dentes do indivíduo. Dentes que, por outro lado, já estavam muito desgastados após anos a comer alimentos duros e crus, muitos deles cheios de areia.

O hominídeo deve ter feito o que podia para combater a dor intensa – como mastigar algumas ervas, como gengibre ou manjerona, utilizado por outras culturas antigas, embora não haja nenhuma prova disso. A única coisa certa é que a infecção, que se arrastou durante anos, acabou por ganhar o jogo para, no final, acabar com a sua vida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …