Homens baixos e pálidos correm mais riscos de ficar carecas prematuramente

O maior estudo genético já feito sobre a calvície masculina apurou que os casos mais prematuros surgem em homens mais baixos, com a pele mais clara e que correm também maiores riscos de sofrer ataques cardíacos ou cancro.

Este estudo, publicado na revista Nature Communications, trata de salientar como a calvície é um problema muito comum, afectando quatro em cada cinco homens, metade dos quais apresentam sinais dela antes dos 35 anos de idade.

Analisando o ADN de 10.846 homens carecas e de 11.672 homens com cabelo, dos registos de uma companhia norte-americana de sequenciação genética, investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, identificaram 63 alterações no genoma humano, 23 das quais não se conheciam antes, que aumentam o risco de perda de cabelo.

Assim, concluíram que os homens mais baixos, mais pálidos e com maior densidade óssea têm maiores probabilidades de ficarem carecas mais prematuramente, conforme reporta o The Times.

“Os riscos de doença são aumentados apenas ligeiramente”, explica o geneticista Markus Nöthen que liderou o estudo, citado pelo jornal britânico.

“Contudo, é excitante ver que a perda de cabelo não é, de forma alguma, uma característica isolada, mas que, em vez disso, apresenta várias relações com outras características”, salienta o investigador reportando-se ao facto de o estudo ter também, detectado que a calvície pode estar ligada a maior risco de cancro, de ataques cardíacos e de algumas doenças neuro-degenerativas como Parkinson.

Nöthen realça ainda os “laços” detectados entre a calvície e “a cor de pele mais clara” e “o aumento da densidade óssea”, considerando que podem “indicar que os homens com perda de cabelo são mais capazes de usar a luz do sol para sintetizar a vitamina D“.

“Também pode explicar porque é que os homens brancos, em particular, perdem o cabelo prematuramente”, acrescenta o geneticista.

O estudo apurou ainda que “os homens carecas são mais sensíveis aos efeitos da testosterona e de outras hormonas sexuais masculinas, o que pode ajudar a explicar porque é que tendem a passar pela puberdade mais cedo”, aponta ainda o The Times.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …