Homem descobre que tem três rins depois de fazer exame às costas

The New England Journal of Medicine

Um brasileiro de 38 anos descobriu recentemente que nasceu com três rins, depois de fazer exames médicos por causa de fortes dores que sentia nas costas.

Segundo um artigo recentemente publicado no New England Journal of Medicine, citado pelo IFLScience, o homem visitou um hospital na cidade de São Paulo devido a uma dor lombar causada por uma hérnia discal.

Uma tomografia computadorizada (TC) mostrou que o homem sofria dessa condição, revelando igualmente a presença de três rins no abdómen: um rim esquerdo de aparência normal e outros dois rins fundidos.

“Nunca vimos nada parecido”, disse à IFLScience Renato Foresto, um dos autores do estudo de caso do Hospital do Rim em São Paulo. “A surpresa foi ótima, seguida pela preocupação de que houvesse algo errado com a saúde do paciente”.

Curiosamente, a condição não parecia afetar a saúde do homem. Os exames de sangue mostraram que sua função renal estava normal e a sua saúde geral, exceto a hérnia discal, parecia estar bem. O paciente foi tratado com analgésicos orais e teve alta sem complicações aparentes.

“A sua função renal era completamente normal. Uma investigação mais aprofundada com ultrassom e tomografia abdominal foi considerada suficiente, visto que a causa da dor já havia sido diagnosticada e não houve outras alterações nos exames laboratoriais”, indicou ainda Renato Foresto.

Os médicos responsáveis pelo caso determinaram que os rins do paciente tinham uma anormalidade congénita incomum, que provavelmente ocorreu durante o desenvolvimento embrionário, quando uma estrutura – semelhante a um rim – dividiu-se em duas.

Embora extremamente rara, essa condição já tinha sido documentada várias vezes. Conhecido como rim supranumerário, acredita-se que existam menos de 100 casos da doença relatados oficialmente, incluindo casos com mais de um século. Um relato de 1915 indica: “o rim supranumerário pode ser considerado como uma das mais raras de todas as condições renais patológicas”.

No entanto, como explicam os médicos deste estudo específico, muitas pessoas com um rim supranumerário não sabem da sua condição. “As pessoas afetadas são geralmente assintomáticas e, como neste caso, a condição pode não se tornar conhecida até que seja realizado algum exame, por outro motivo”, escreveram os médicos.

Outra condição congénita que afeta a disposição dos órgãos é conhecida a Situs inversus, na qual os órgãos estão dispostos numa imagem espelhada das suas posições normais. Ou seja, o coração do lado direito (ao invés de estar no lado esquerdo) e o fígado no lado esquerdo (em vez de estar no lado direito). Como acontece com o rim supranumerário, na maior parte dos casos as pessoas desconhecem que têm Situs inversus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …