//

Homem descobre que tem três rins depois de fazer exame às costas

The New England Journal of Medicine

Um brasileiro de 38 anos descobriu recentemente que nasceu com três rins, depois de fazer exames médicos por causa de fortes dores que sentia nas costas.

Segundo um artigo recentemente publicado no New England Journal of Medicine, citado pelo IFLScience, o homem visitou um hospital na cidade de São Paulo devido a uma dor lombar causada por uma hérnia discal.

Uma tomografia computadorizada (TC) mostrou que o homem sofria dessa condição, revelando igualmente a presença de três rins no abdómen: um rim esquerdo de aparência normal e outros dois rins fundidos.

“Nunca vimos nada parecido”, disse à IFLScience Renato Foresto, um dos autores do estudo de caso do Hospital do Rim em São Paulo. “A surpresa foi ótima, seguida pela preocupação de que houvesse algo errado com a saúde do paciente”.

Curiosamente, a condição não parecia afetar a saúde do homem. Os exames de sangue mostraram que sua função renal estava normal e a sua saúde geral, exceto a hérnia discal, parecia estar bem. O paciente foi tratado com analgésicos orais e teve alta sem complicações aparentes.

“A sua função renal era completamente normal. Uma investigação mais aprofundada com ultrassom e tomografia abdominal foi considerada suficiente, visto que a causa da dor já havia sido diagnosticada e não houve outras alterações nos exames laboratoriais”, indicou ainda Renato Foresto.

Os médicos responsáveis pelo caso determinaram que os rins do paciente tinham uma anormalidade congénita incomum, que provavelmente ocorreu durante o desenvolvimento embrionário, quando uma estrutura – semelhante a um rim – dividiu-se em duas.

Embora extremamente rara, essa condição já tinha sido documentada várias vezes. Conhecido como rim supranumerário, acredita-se que existam menos de 100 casos da doença relatados oficialmente, incluindo casos com mais de um século. Um relato de 1915 indica: “o rim supranumerário pode ser considerado como uma das mais raras de todas as condições renais patológicas”.

No entanto, como explicam os médicos deste estudo específico, muitas pessoas com um rim supranumerário não sabem da sua condição. “As pessoas afetadas são geralmente assintomáticas e, como neste caso, a condição pode não se tornar conhecida até que seja realizado algum exame, por outro motivo”, escreveram os médicos.

Outra condição congénita que afeta a disposição dos órgãos é conhecida a Situs inversus, na qual os órgãos estão dispostos numa imagem espelhada das suas posições normais. Ou seja, o coração do lado direito (ao invés de estar no lado esquerdo) e o fígado no lado esquerdo (em vez de estar no lado direito). Como acontece com o rim supranumerário, na maior parte dos casos as pessoas desconhecem que têm Situs inversus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.