Um homem tossiu literalmente um pulmão

Um norte-americano de 36 anos “expectorou espontaneamente” uma parte do pulmão num acesso extremo de tosse. O caso bizarro é reportado num ensaio clínico no jornal científico New England Journal of Medicine.

Este homem de 36 anos foi hospitalizado na unidade de Cuidados Intensivos de um hospital em São Francisco, na Califórnia, com “uma exacerbação aguda de insuficiência cardíaca crónica”, como se explica no artigo científico publicado no New England Journal of Medicine (NEJM).

Com um historial médico de problemas cardíacos graves, necessitando de um pacemaker implantado para prevenir que o seu coração ficasse completamente bloqueado, colocaram-lhe “um dispositivo de assistência ventricular” e efectuou “terapia anti-coagulação”.

Passou uma semana a tossir sangue e muco e a precisar de receber oxigénio suplementar, devido ao vazamento de fluido dos vasos sanguíneos nos pulmões para dentro dos pequenos sacos aéreos que “normalmente oxigenariam o sangue”, explicam os médicos que o trataram.

“Durante um ataque extremo de tosse, o paciente expectorou espontaneamente um molde intacto da árvore brônquica direita”, revelam ainda no NEJM.

A chamada árvore brônquica, cujos tubos distribuem ar pelos pulmões, é composta pela traqueia e pelos dois brônquios primários. O paciente expeliu os três ramos segmentares que a constituem, designadamente o lobo superior (as setas azuis na foto acima), o lobo médio (setas brancas) e o lobo inferior (setas pretas).

Os pulmões humanos são demasiado grandes para passarem pela traqueia, por isso não seria possível tossir um pulmão inteiro. Contudo, “é possível ter uma crise tão extrema de tosse que o pulmão se estende através dos espaços entre as costelas e partes dele são posteriormente expelidas”, explica ao Daily Mail a cirurgiã Gavitt Woodard.

Segundo esta especialista, “a árvore brônquica é essencialmente um coágulo que toma a forma do pulmão”. “Ele sangrou lentamente e encheu o lado direito da árvore brônquica”, acrescenta a médica relativamente ao caso do paciente norte-americano.

Gavitt Woodard nota que como a árvore brônquica tem uma consistência semelhante ao esparguete cozido, pode ser expelida com uma tosse especialmente profunda.

O paciente foi intubado e alvo de uma broncoscopia, de modo a analisar os pulmões e respectivas passagens de ar, o que permitiu identificar “uma pequena quantidade de sangue nos ramos basilares do lobo inferior direito”, notam os médicos.

Dois dias depois, foi retirada a intubação ao paciente que parecia mostrar melhorias. Mas cerca de uma semana depois, acabou por morrer de complicações cardíacas, nomeadamente por ter demasiado fluido no sangue e pouca quantidade de sangue a ser bombeada pelo corpo.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) em 2019, e não a investigou, de acordo …

Festejos do Sporting. Moedas atira em Medina e acusa-o de ter falhado

Carlos Moedas acusou Fernando Medida de “incapacidade e incompetência” devido aos acontecimentos durante os festejos do Sporting, esta terça-feira à noite. O candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas acusou o presidente da autarquia, Fernando Medina, …