Um homem tossiu literalmente um pulmão

Um norte-americano de 36 anos “expectorou espontaneamente” uma parte do pulmão num acesso extremo de tosse. O caso bizarro é reportado num ensaio clínico no jornal científico New England Journal of Medicine.

Este homem de 36 anos foi hospitalizado na unidade de Cuidados Intensivos de um hospital em São Francisco, na Califórnia, com “uma exacerbação aguda de insuficiência cardíaca crónica”, como se explica no artigo científico publicado no New England Journal of Medicine (NEJM).

Com um historial médico de problemas cardíacos graves, necessitando de um pacemaker implantado para prevenir que o seu coração ficasse completamente bloqueado, colocaram-lhe “um dispositivo de assistência ventricular” e efectuou “terapia anti-coagulação”.

Passou uma semana a tossir sangue e muco e a precisar de receber oxigénio suplementar, devido ao vazamento de fluido dos vasos sanguíneos nos pulmões para dentro dos pequenos sacos aéreos que “normalmente oxigenariam o sangue”, explicam os médicos que o trataram.

“Durante um ataque extremo de tosse, o paciente expectorou espontaneamente um molde intacto da árvore brônquica direita”, revelam ainda no NEJM.

A chamada árvore brônquica, cujos tubos distribuem ar pelos pulmões, é composta pela traqueia e pelos dois brônquios primários. O paciente expeliu os três ramos segmentares que a constituem, designadamente o lobo superior (as setas azuis na foto acima), o lobo médio (setas brancas) e o lobo inferior (setas pretas).

Os pulmões humanos são demasiado grandes para passarem pela traqueia, por isso não seria possível tossir um pulmão inteiro. Contudo, “é possível ter uma crise tão extrema de tosse que o pulmão se estende através dos espaços entre as costelas e partes dele são posteriormente expelidas”, explica ao Daily Mail a cirurgiã Gavitt Woodard.

Segundo esta especialista, “a árvore brônquica é essencialmente um coágulo que toma a forma do pulmão”. “Ele sangrou lentamente e encheu o lado direito da árvore brônquica”, acrescenta a médica relativamente ao caso do paciente norte-americano.

Gavitt Woodard nota que como a árvore brônquica tem uma consistência semelhante ao esparguete cozido, pode ser expelida com uma tosse especialmente profunda.

O paciente foi intubado e alvo de uma broncoscopia, de modo a analisar os pulmões e respectivas passagens de ar, o que permitiu identificar “uma pequena quantidade de sangue nos ramos basilares do lobo inferior direito”, notam os médicos.

Dois dias depois, foi retirada a intubação ao paciente que parecia mostrar melhorias. Mas cerca de uma semana depois, acabou por morrer de complicações cardíacas, nomeadamente por ter demasiado fluido no sangue e pouca quantidade de sangue a ser bombeada pelo corpo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …

Morreu Reinaldo Teles. Histórico dirigente do FC Porto estava internado com covid-19

Reinaldo Teles faleceu, nesta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O histórico dirigente do FC Porto estava internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto, infectado com covid-19. Há algum tempo afastado do …

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …