Homem foi parar às urgências com tosse e dores no peito. Tinha os órgãos no lado errado

Recentemente, um homem foi às urgências por estar com muita tosse e fortes dores no peito. Acabou por sair do hospital com um diagnóstico surpreendente: tinha os órgãos no lado errado do corpo.

O último relato inusitado vivido numa sala de emergência médica relata o caso de um homem, de 66 anos, que foi parar ao hospital com muita tosse e fortes dores no peito.

Os médicos perceberam, quase de imediato, que os órgãos do paciente estavam todos os lado errado do corpo: o coração estava à direita enquanto que o fígado estava no lado esquerdo do corpo.

Apesar de ser um caso estranho à primeira vista, esta condição – chamada situs inversus totalis – não é grave. Aliás, os médicos desconfiam de que muitas pessoas viveram com esta condição sem nunca se terem apercebido, mesmo antes de as ferramentas modernas, como o raio X, terem aparecido.

Os exames realizados ao paciente, que imigrou para os Estados Unidos recentemente depois de ter vivido num campo de refugiados durante 20 anos, revelaram que o seu coração estava no lado direito do seu corpo (dextrocardia). Além disso, as radiografias mostraram uma “transposição de imagem no espelho” de todos os órgãos abdominais.

Segundo o relatório médico, os sintomas do homem incluíam dores no peito, congestão, tosse e dor no lado esquerdo do abdómen. Segundo o Science Alert, o paciente sofreu apenas infeção do trato respiratório superior. Depois de ter sido tratado com vários anti-inflamatórios, o homem recuperou em poucos dias.

Situs inversus é uma condição bastante rara, mas não inédita: Donny Osmond é um dos casos mais conhecidos. Situs inversus totalis – onde todos os órgãos abdominais e o coração estão invertidos – é o tipo mais comum desta condição que afeta cerca de 1 em cada 10.000 pessoas.

Mesmo que os órgãos estejam nos lugares errados (quase como se fossem sido espelhados) os principais problemas de saúde podem ser evitados. Aliás, as pessoas que sofrem desta doença usam, geralmente, uma pulseira para que os médicos sejam avisados em caso de uma cirurgia de emergência.

A maioria das complicações acontece em torno do coração: no caso particular da situs inversus e da dextrocardia, as artérias principais podem surgir de forma paralela em vez de estarem cruzadas, o que pode tornar uma eventual cirurgia e os transplantes cardíacos muito mais difíceis.

A situs inversus (“localização” e “oposto” em latim) foi nomeada por Matthew Baillie, em 1788, e continua a intrigar os médicos até hoje.

Em abril, foi também tornado público o caso de Rose Marie Bentley, do Oregon, nos Estados Unidos, que viveu até à idade avançada de 99 anos com os órgãos trocados. Até à data da sua morte, ninguém soube da sua particular condição. Ao contrário deste caso mais recente, Bentley tinha o coração no lado correto do corpo – esquerdo – o que tornou a situs inversus muito mais perigosa.

Muitas vezes, esta doença pode ser descartada como um erro de raio-X quando os bebés nascem. Aliás, esta é a razão mais comummente apontada para que as pessoas não sejam diagnosticadas de imediato com esta condição.

Neste caso, demorou 66 anos a chegar a este diagnóstico. O artigo científico foi publicado no dia 13 de junho, no New England Journal of Medicine.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O meu sogro é Situs inversus totalis, e tem hoje 86 anos, e soube ainda novo, mas não o suficientemente novo para que uma operação ao apêndice não se tivesse tornado numa complicação, de tal forma que, quando lhe detectaram tal situação, a operação já foi realizada quase sem anestesia e tornou-se dolorosa. Os exames vieram a confirmar que é mesmo Situs inversus totalis

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …