Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Jean-Christophe Bott / EPA

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado.

A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio Arriba.

De acordo com a CNN, que cita um comunicado das autoridades de saúde norte-americana, esta é a segunda morte registada este ano no Novo México associada à peste.

“O homem residente no município de Rio Arriba morreu depois de ser hospitalizado. Uma investigação ambiental será levada a cabo na casa da vítima para procurar eventuais riscos para familiares próximos, vizinhos e outras pessoas na comunidade próxima”.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) identifica as três formas de peste mais comuns: a bubónica – mais conhecida como peste negra pela sua elevada taxa de mortalidade no passado -, a septicémica e a pneumónica.

A septicémica “pode ocorrer como primeiro sintoma de peste ou pode desenvolver-se a partir de uma peste bubónica não tratada. Esta forma resulta de picadas de pulgas infetadas ou do contacto com animais infetados”, explica ainda o mesmo organismo.

Não existe vacina para esta doença bacteriana.

Entre os sintomas mais comuns da doença encontram a febre alta, nódulos inchados e sensação de fraqueza. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um adulto pode morrer de peste bubónica em menos de 24 horas se não for tratado com vários antibióticos.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.