O “homem-milagre”. Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e “ressuscitado” 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o “homem milagre” no Hospital do Reino Unido onde viveu este episódio há 10 anos.

O relato desta experiência única é feito no portal GloucestershireLive que relata como o carteiro português João Araújo, emigrado no Reino Unido, foi declarado morto pelos médicos no dia 18 de Abril de 2009, depois de ter sofrido um ataque cardíaco quando levava a mulher para o trabalho.

No hospital, os médicos fizeram de tudo para que o seu coração voltasse a funcionar, mas após seis horas e depois de todos os procedimentos se revelarem infrutíferos, os médicos deram-no como morto.

A mulher e os filhos do carteiro foram avisados do falecimento e até se telefonou para Portugal, para avisar os demais parentes da triste notícia.

Mas, quando já seguia numa maca, transportado por duas enfermeiras para a morgue, João Araújo “ressuscitou”. Ao cabo de 21 minutos da morte declarada, o português deu sinais de vida e passou a ser conhecido como o “homem milagre”.

“Quando estive no hospital, não tinham explicação para o meu problema, por isso as pessoas começaram a chamar-me ‘Homem Milagre'”, refere João Araújo ao GloucestershireLive.

O emigrante português continua a ser seguido regularmente no serviço de cardiologia do Hospital de Gloucester e ainda hoje não se sabe como é que recuperou milagrosamente.

Depois de subitamente ter dado sinais de vida, esteve em coma durante três dias e temia-se que pudesse não voltar a recuperar determinadas faculdades. Após algum período de confusão, ele acabou por voltar ao que era e três semanas depois do ataque, estava de volta ao trabalho.

Foi observado por médicos dos Hospitais de Bristol e de Oxford e os sete médicos que o analisaram não conseguiram encontrar uma explicação para o sucedido.

“Contrariamente a tudo o resto no corpo abaixo dos olhos, dizem que o cérebro é um mistério, é como uma caixa de Pandora. Eles não tinham o conhecimento para saber a razão por trás do que aconteceu”, aponta João Araújo ao GloucestershireLive.

O carteiro tem um desfibrilhador implantável no coração que está programado para enviar um choque eléctrico ao órgão se alguma vez voltar a parar. Este dispositivo também monitoriza o seu ritmo cardíaco e envia os resultados directamente para o hospital.

Antes deste episódio “milagre”, João Araújo já tinha vivido uma situação médica complicada em Cuenca, Espanha. Em 2005, teve um acidente que lhe partiu o fémur, a pélvis, quatro costelas e a omoplata, provocando-lhe uma perda de 90% de sangue e danificando-lhe o pâncreas e o fígado.

Naquela altura, os médicos disseram que ele nunca sobreviveria. Sobreviveu. Os médicos disseram-lhe que ele não voltaria a andar, nem a mexer os braços. E conseguiu. Restam-lhe as cicatrizes do episódio que ele diz que são as suas “tatuagens”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há dias de sorte…!
    Há que aproveitar estas oportunidades que o acaso por vezes nos presenteia…
    Milagres? isso não existe, existem apenas situações que o homem ainda não consegue explicar, ainda!

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …