O “homem-milagre”. Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e “ressuscitado” 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o “homem milagre” no Hospital do Reino Unido onde viveu este episódio há 10 anos.

O relato desta experiência única é feito no portal GloucestershireLive que relata como o carteiro português João Araújo, emigrado no Reino Unido, foi declarado morto pelos médicos no dia 18 de Abril de 2009, depois de ter sofrido um ataque cardíaco quando levava a mulher para o trabalho.

No hospital, os médicos fizeram de tudo para que o seu coração voltasse a funcionar, mas após seis horas e depois de todos os procedimentos se revelarem infrutíferos, os médicos deram-no como morto.

A mulher e os filhos do carteiro foram avisados do falecimento e até se telefonou para Portugal, para avisar os demais parentes da triste notícia.

Mas, quando já seguia numa maca, transportado por duas enfermeiras para a morgue, João Araújo “ressuscitou”. Ao cabo de 21 minutos da morte declarada, o português deu sinais de vida e passou a ser conhecido como o “homem milagre”.

“Quando estive no hospital, não tinham explicação para o meu problema, por isso as pessoas começaram a chamar-me ‘Homem Milagre'”, refere João Araújo ao GloucestershireLive.

O emigrante português continua a ser seguido regularmente no serviço de cardiologia do Hospital de Gloucester e ainda hoje não se sabe como é que recuperou milagrosamente.

Depois de subitamente ter dado sinais de vida, esteve em coma durante três dias e temia-se que pudesse não voltar a recuperar determinadas faculdades. Após algum período de confusão, ele acabou por voltar ao que era e três semanas depois do ataque, estava de volta ao trabalho.

Foi observado por médicos dos Hospitais de Bristol e de Oxford e os sete médicos que o analisaram não conseguiram encontrar uma explicação para o sucedido.

“Contrariamente a tudo o resto no corpo abaixo dos olhos, dizem que o cérebro é um mistério, é como uma caixa de Pandora. Eles não tinham o conhecimento para saber a razão por trás do que aconteceu”, aponta João Araújo ao GloucestershireLive.

O carteiro tem um desfibrilhador implantável no coração que está programado para enviar um choque eléctrico ao órgão se alguma vez voltar a parar. Este dispositivo também monitoriza o seu ritmo cardíaco e envia os resultados directamente para o hospital.

Antes deste episódio “milagre”, João Araújo já tinha vivido uma situação médica complicada em Cuenca, Espanha. Em 2005, teve um acidente que lhe partiu o fémur, a pélvis, quatro costelas e a omoplata, provocando-lhe uma perda de 90% de sangue e danificando-lhe o pâncreas e o fígado.

Naquela altura, os médicos disseram que ele nunca sobreviveria. Sobreviveu. Os médicos disseram-lhe que ele não voltaria a andar, nem a mexer os braços. E conseguiu. Restam-lhe as cicatrizes do episódio que ele diz que são as suas “tatuagens”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há dias de sorte…!
    Há que aproveitar estas oportunidades que o acaso por vezes nos presenteia…
    Milagres? isso não existe, existem apenas situações que o homem ainda não consegue explicar, ainda!

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …