O “homem-milagre”. Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e “ressuscitado” 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o “homem milagre” no Hospital do Reino Unido onde viveu este episódio há 10 anos.

O relato desta experiência única é feito no portal GloucestershireLive que relata como o carteiro português João Araújo, emigrado no Reino Unido, foi declarado morto pelos médicos no dia 18 de Abril de 2009, depois de ter sofrido um ataque cardíaco quando levava a mulher para o trabalho.

No hospital, os médicos fizeram de tudo para que o seu coração voltasse a funcionar, mas após seis horas e depois de todos os procedimentos se revelarem infrutíferos, os médicos deram-no como morto.

A mulher e os filhos do carteiro foram avisados do falecimento e até se telefonou para Portugal, para avisar os demais parentes da triste notícia.

Mas, quando já seguia numa maca, transportado por duas enfermeiras para a morgue, João Araújo “ressuscitou”. Ao cabo de 21 minutos da morte declarada, o português deu sinais de vida e passou a ser conhecido como o “homem milagre”.

“Quando estive no hospital, não tinham explicação para o meu problema, por isso as pessoas começaram a chamar-me ‘Homem Milagre'”, refere João Araújo ao GloucestershireLive.

O emigrante português continua a ser seguido regularmente no serviço de cardiologia do Hospital de Gloucester e ainda hoje não se sabe como é que recuperou milagrosamente.

Depois de subitamente ter dado sinais de vida, esteve em coma durante três dias e temia-se que pudesse não voltar a recuperar determinadas faculdades. Após algum período de confusão, ele acabou por voltar ao que era e três semanas depois do ataque, estava de volta ao trabalho.

Foi observado por médicos dos Hospitais de Bristol e de Oxford e os sete médicos que o analisaram não conseguiram encontrar uma explicação para o sucedido.

“Contrariamente a tudo o resto no corpo abaixo dos olhos, dizem que o cérebro é um mistério, é como uma caixa de Pandora. Eles não tinham o conhecimento para saber a razão por trás do que aconteceu”, aponta João Araújo ao GloucestershireLive.

O carteiro tem um desfibrilhador implantável no coração que está programado para enviar um choque eléctrico ao órgão se alguma vez voltar a parar. Este dispositivo também monitoriza o seu ritmo cardíaco e envia os resultados directamente para o hospital.

Antes deste episódio “milagre”, João Araújo já tinha vivido uma situação médica complicada em Cuenca, Espanha. Em 2005, teve um acidente que lhe partiu o fémur, a pélvis, quatro costelas e a omoplata, provocando-lhe uma perda de 90% de sangue e danificando-lhe o pâncreas e o fígado.

Naquela altura, os médicos disseram que ele nunca sobreviveria. Sobreviveu. Os médicos disseram-lhe que ele não voltaria a andar, nem a mexer os braços. E conseguiu. Restam-lhe as cicatrizes do episódio que ele diz que são as suas “tatuagens”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há dias de sorte…!
    Há que aproveitar estas oportunidades que o acaso por vezes nos presenteia…
    Milagres? isso não existe, existem apenas situações que o homem ainda não consegue explicar, ainda!

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …