O “homem-milagre”. Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e “ressuscitado” 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o “homem milagre” no Hospital do Reino Unido onde viveu este episódio há 10 anos.

O relato desta experiência única é feito no portal GloucestershireLive que relata como o carteiro português João Araújo, emigrado no Reino Unido, foi declarado morto pelos médicos no dia 18 de Abril de 2009, depois de ter sofrido um ataque cardíaco quando levava a mulher para o trabalho.

No hospital, os médicos fizeram de tudo para que o seu coração voltasse a funcionar, mas após seis horas e depois de todos os procedimentos se revelarem infrutíferos, os médicos deram-no como morto.

A mulher e os filhos do carteiro foram avisados do falecimento e até se telefonou para Portugal, para avisar os demais parentes da triste notícia.

Mas, quando já seguia numa maca, transportado por duas enfermeiras para a morgue, João Araújo “ressuscitou”. Ao cabo de 21 minutos da morte declarada, o português deu sinais de vida e passou a ser conhecido como o “homem milagre”.

“Quando estive no hospital, não tinham explicação para o meu problema, por isso as pessoas começaram a chamar-me ‘Homem Milagre'”, refere João Araújo ao GloucestershireLive.

O emigrante português continua a ser seguido regularmente no serviço de cardiologia do Hospital de Gloucester e ainda hoje não se sabe como é que recuperou milagrosamente.

Depois de subitamente ter dado sinais de vida, esteve em coma durante três dias e temia-se que pudesse não voltar a recuperar determinadas faculdades. Após algum período de confusão, ele acabou por voltar ao que era e três semanas depois do ataque, estava de volta ao trabalho.

Foi observado por médicos dos Hospitais de Bristol e de Oxford e os sete médicos que o analisaram não conseguiram encontrar uma explicação para o sucedido.

“Contrariamente a tudo o resto no corpo abaixo dos olhos, dizem que o cérebro é um mistério, é como uma caixa de Pandora. Eles não tinham o conhecimento para saber a razão por trás do que aconteceu”, aponta João Araújo ao GloucestershireLive.

O carteiro tem um desfibrilhador implantável no coração que está programado para enviar um choque eléctrico ao órgão se alguma vez voltar a parar. Este dispositivo também monitoriza o seu ritmo cardíaco e envia os resultados directamente para o hospital.

Antes deste episódio “milagre”, João Araújo já tinha vivido uma situação médica complicada em Cuenca, Espanha. Em 2005, teve um acidente que lhe partiu o fémur, a pélvis, quatro costelas e a omoplata, provocando-lhe uma perda de 90% de sangue e danificando-lhe o pâncreas e o fígado.

Naquela altura, os médicos disseram que ele nunca sobreviveria. Sobreviveu. Os médicos disseram-lhe que ele não voltaria a andar, nem a mexer os braços. E conseguiu. Restam-lhe as cicatrizes do episódio que ele diz que são as suas “tatuagens”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há dias de sorte…!
    Há que aproveitar estas oportunidades que o acaso por vezes nos presenteia…
    Milagres? isso não existe, existem apenas situações que o homem ainda não consegue explicar, ainda!

RESPONDER

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …