Homem infiltrou-se no Palácio de Buckingham enquanto a rainha Isabel II dormia

Marcio Cabral de Moura / Flickr

Um intruso conseguiu entrar no Palácio de Buckingham pelas duas da madrugada de quarta-feira enquanto a rainha Isabel II dormia a poucos metros de distância.

A notícia foi revelada pelo jornal The Sun. O homem de 22 anos conseguiu escalar uma cerca na frente do edifício, infiltrou-se no palácio e tentou derrubar as portas. O incidente aconteceu no 37.º aniversário da mais famosa intrusão na residência real.

Fontes citadas pelo diário revelam que a polícia demorou cerca de quatro minutos a deter o intruso, enquanto tentava avaliar se estava armado, provocando o pânico. “Houve um intruso no palácio enquanto a rainha dormia no seu quarto e ele esteve à solta durante alguns minutos até a polícia o prender. Ele estava determinado a entrar e a derrubar as portas mas, graças a Deus, desta vez estava tudo trancado”, disse uma fonte.

A bandeira real Royal Standard estava desfraldada, o que sugere que o intruso sabia que a rainha se encontrava no interior do palácio e que ele poderia estar a tentar chegar ao seu quarto.

O homem foi preso por suspeita de invasão, no entanto, não transportava armas e o caso não está a ser tratado como um ataque terrorista.

O jornal escreve que a intrusão é um golpe devastador nas operações de segurança do palácio, que já foi alvo de uma série de incidentes semelhantes. O mais famoso aconteceu às 7h15 da manhã de 9 de julho de 1982, quando Michael Fagan, um desempregado de 31 anos, escalou as paredes do edifício e entrou no quarto da rainha.

Fagan começou por contar à monarca os problemas da sua família. A rainha premiu o botão de pânico que se encontra ao lado da cama mas não obteve resposta. Em seguida, ligou à operadora mas esta pensou tratar-se de uma partida de um funcionário do palácio.

O intruso partiu um cinzeiro de vidro e, sentado ao fundo da cama da rainha, ameaçou cortar os próprios pulsos. Foi Paul Whybrew, um assessor de longa data da rainha e que ainda hoje trabalha no palácio, que veio em seu socorro. Whybrew ofereceu uma bebida a Fagan, acabando por conseguir expulsá-lo para o exterior, onde uma criada chamou a polícia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …