Homem com explosivos e armas faz reféns em bar nos Países Baixos

PERSBUREAU HEITINK/EPA

Homem com explosivos e armas entrou no pub neerlandês este sábado.

Múltiplos reféns em clube noturno em Ede, a cerca de uma hora de Amesterdão. Polícia, que descartou um ato terrorista, evacuou o centro da cidade, incluindo 150 casas. Reféns já foram libertados e o suspeito detido.

Várias pessoas foram feitas reféns este sábado numa cidade do centro dos Países Baixos, anunciou a polícia holandesa, que descarta para já que se trate de um ato terrorista.

Um homem terá entrado com explosivos e armas num popular pub da cidade neerlandesa de Ede, localizada a cerca de uma hora de Amesterdão, e feito várias pessoas reféns, adianta a polícia local este sábado, citada pela agência ANP.

“O homem entrou nas instalações do Café Petticoat, em Ede, de manhã cedo, ameaçando fazer-se explodir, noticiaram os media locais”, refere a BBC.

Cerca de quatro a cinco pessoas terão sido retidas no Café Petticoat, um clube noturno no centro de Ede, a 85 quilómetros da capital, avança a Reuters, informação confirmada pelas autoridades neerlandesas. Três dos reféns já tinham sido libertados, por volta das 11 horas, mas “a situação ainda não terminou”, declarava a polícia num comunicado publicado na rede social X.

No entanto, por volta das 12h45 locais (11h45 em Lisboa), a polícia local indicou que “o último refém foi libertado” e confirmou que “uma pessoa foi detida”, sem adiantar mais informações por enquanto.

Citada pela Reuters, a agência de notícias ANP tinha indicado pouco antes que dois homens, um deles usando uma balaclava, saíram do bar com as mãos no ar e que um deles foi algemado e levado pela polícia.

A polícia de choque, juntamente com unidades de bombeiros e “serviços especializados” anti-explosivos, fechou o centro da cidade e evacuou 150 casas.

Numa publicação na rede social X (ex-Twitter), as autoridades confirmam que “uma situação com reféns com várias pessoas estava em curso num edifício no centro” da cidade de Ede.

As autoridades pedem ainda à população que não se aproxime da área. “Não se aproximem do centro de Ede. Fiquem dentro de casa.”

“Não há para já qualquer indicação de motivações terroristas”, diz a polícia.

“Estamos a ver que há muitas perguntas sobre o motivo. De momento, não há nada que indique que se trata de um ato terrorista”, declarou a polícia na rede social X.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.