/

Belga pede eutanásia por não aceitar a sua sexualidade

9

lintmachine / Flickr

-

Um cidadão belga está à espera de receber autorização para acabar com a própria vida por não aceitar o facto de ser homossexual.

Um homem, de nacionalidade belga, está à espera de autorização legal para recorrer à eutanásia por não conseguir aceitar a sua homossexualidade.

Identificado apenas como Sébastien, o homem deu uma entrevista à BBC, na qual afirma já ter pensado bem sobre o assunto e no momento em que a sua vida poderá chegar ao fim.

“No momento em que puserem o soro nas minhas veias, será apenas uma espécie de anestesia“, afirmou o belga, de 39 anos, ao programa da jornalista e apresentadora Victoria Derbyshire.

Sébastien diz ter feito terapia durante 17 anos, além de tomar medicação, e acredita não ter outra opção. O belga diz que se sente atraído por adolescentes e homens jovens desde novo.

“Tinha 15 anos quando me apaixonei pela primeira vez por um rapaz. Mas era insuportável para mim, porque eu não queria ser gay“, conta.

“A minha mãe tinha demência e eu também não estava bem mentalmente. Sentia-me absurdamente solitário, introvertido e inibido. Tinha medo o tempo todo”, recorda.

A eutanásia é legal na Bélgica desde 2002 e a lei estabelece que, para ter direito à eutanásia, os pacientes têm de conseguir demonstrar um constante e insuportável sofrimento psicológico ou físico.

Em termos estatísticos, só em 2013, houve 1.807 casos no país, mas a maioria deles provocados por pessoas idosas que sofriam doenças terminais – apenas 4% tinham distúrbios psiquiátricos.

Nos casos de transtornos psicológicos, a legislação exige que três médicos analisem o paciente e que, apenas se todos concordarem em pôr fim à vida da pessoa, por considerarem ser a melhor opção, a eutanásia vai para a frente.

Apesar dessa situação, Sébastien está determinado em conseguir essa mesma autorização.

Sempre pensei na morte. O que eu sinto é um sofrimento permanente, é como estar aprisionado no meu próprio corpo”, explicou.

“É uma constante sensação de vergonha, uma sensação de cansaço de estar atraído por quem não deveria. É como se tudo fosse ao contrário do eu que gostaria”, remata.

Casos podem ser “amparados pela lei”

Todas os casos de eutanásia na Bélgica são revistos por um comité de médicos e advogados.

Na opinião de Gilles Genicot, professor de legislação médica da Universidade de Liége e membro desse mesmo comité, o caso de Sébastian não preenche o critério legal para essa prática.

“É bem provável que o paciente tenha problemas psicológicos relacionados com a sua sexualidade. Não consegui encontrar nenhum traço de doença mental nele”.

No entanto, o responsável lembra que não se pode “descartar a opção de eutanásia para estes pacientes”.

“Podem ser amparados pela lei se todos os tratamentos prescritos falharem e se os três médicos concluírem que não há mais alternativas”.

O pedido de Sébastien foi inicialmente aceite para avaliação e agora só precisa de realizar mais exames para que se determine se a lei se aplica ao seu caso.

Questionado sobre a possibilidade de desistir da eutanásia, o homem belga mostra-se bastante cético.

“Se alguém me desse uma cura milagrosa, porque não? Mas, para já, não acredito mais nisso. Estou cansado”.

ZAP / BBC

9 Comments

  1. Um ser humano sem Deus no centro da sua vida, é uma criatura “amputada”, perdida e desorientada (com diversos tipos de doenças psico emocionais). Jesus bem avisou (e avisa): “Sem Mim, nada conseguireis fazer na caminhada desta vida”

    • Mas, qual deus? O deus do dimheiro? O deus em nome do qual anda a cometer barbaridades ao longo da história? Infelizmente anda muita gente a invocar o nome de deus, isto é, incutir medos e abscurantismo para poderem viver à conta dos mais humildes e incultos… (para os oportunistas quanta mais ignorãncia melhor) Pela minha parte peço-lhes que não se preocupem comigo para onde vou depois de morrer, mas sim enquanto estou vivo…

  2. … a sério?! Deus!? Deus é para aqui chamado… porquê?!?!? Oh man… sério?!

    Bom.. suponho que, estando em um país “livre”, cada um tenha o direito à sua opinião. Como tal, esta será a minha :

    São as ideologias fundamentadas em dogmas (como esse que é “insinuado” no comentário anterior) que originam a maior parte dos ditos problemas sociais que a notícia relata!

    Na realidade.. NADA é verdadeiramente certo ou errado, já “o pensar sobre isso” o transforma em algo verdadeiramente bom.. ou mau., já que o que é liberdade para um é uma prisão para outro! É um pensar toldado em crenças que em “nada” se baseiam (a não ser em dogmas) que agora vão fazer com que mais um se mate!! É o colectivo que destrói a singularidade..

    Deus?!?

    God is dead.. zed… god is dead!

  3. Se este Belga não gosto de si mesmo, como vai gostar dos outros?
    Penso que a eutanásia não lhe será autorizada! Está insatisfeita por ser gay, tem bom remédio, termine ele com a sua própria vida…

  4. Provavelmente uma pessoa com uma doença mental, quem teve perturbações psicológicas não imagina o quão agonizante pode ser, é um caso atípico mas possível de ser tratado, é provavelmente um transtorno psíquico, já que normalmente a orientação sexual acaba por ser aceite com o tempo. Quem é homossexual ou bissexual não sente desconforto com essa orientação, reconhece-a, independentemente de fugir do que é a natureza humana. Neste caso o senhor sente um grande sofrimento com a sua tendência sexual, o que revela inconformismo da sua parte em aceitá-la livremente. Alguém que está debilitado e cansado mentalmente e que precisa urgentemente de ajuda, Deus olhe por ele e por todos nós, e que a medicina evolua rapidamente para responder da melhor forma a estes casos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.