Falsos encapuzados e um homem alcoolizado no telhado (o novo filme do cerco policial no Seixal)

José Sena Goulão / Lusa

Cerco policial ao bairro da Quinta das Lagoas, no Seixal.

Afinal, não haveria gangues armados no cerco policial ao bairro de Santa Marta, no concelho do Seixal. Os disparos contra a polícia que motivaram uma mega-operação terão sido feitos por um homem alcoolizado do telhado da sua casa.

O cerco policial ao bairro de barracas do Seixal apareceu em todos os jornais e mereceu várias horas de emissão em directo na CMTV. A mega-operação da PSP indiciava que estaríamos perante perigosos gangues armados em confronto que até teriam disparado contra os agentes.

Mas a verdadeira história será, afinal, um pouco diferente.

A polícia começou por ser chamada ao bairro após um alerta para o 112 dando conta de “armas e agressões” e de que haveria “um grupo mais ou menos alargado” de pessoas envolvidas, como revela o porta-voz da Direcção Nacional da PSP, o Intendente Nuno Carocha, em declarações ao programa “Rua Segura” da CMTV.

Quando chegaram ao bairro, os agentes da polícia foram recebidos a tiro e foi na sequência disso que se montou um forte aparato, com os moradores a serem impedidos de entrar ou de sair da zona e alguns deles evacuados das suas casas.

Os distúrbios terão começado com um homem alcoolizado a disparar “três tiros de caçadeira, do telhado de sua casa, contra um café onde estavam vários moradores”, como apurou o Jornal de Notícias (JN).

“Quando a polícia chegou, disse que estava a defender-se de encapuzados barricados na sua casa, o que desencadeou todo o aparato de segurança”, aponta o mesmo jornal.

Este homem, que foi o único detido durante a operação policial, será um emigrante acabado de regressar a Portugal após 15 anos em França.

Testemunhas ouvidas pelo jornal asseguram que este homem foi “o único a disparar” e que “não houve outros intervenientes”. Contudo, “poderá não ser exactamente assim”, aponta o Intendente Nuno Carocha na CMTV.

“Poderão existir suspeitos em fuga”

“Os contornos de toda a situação ainda não estão completamente delimitados”, salienta o porta-voz da PSP, frisando que “poderão existir suspeitos em fuga”.

Entre as dúvidas, a PSP tem a “certeza absoluta” da existência de “uma arma de fogo que foi utilizada e que ainda não foi encontrada”, como aponta Nuno Carocha. Assim, “não podemos excluir de todo os cenários”, constata.

Sobre os motivos que podem estar por trás de toda a situação, o Intendente refere que “o que terá acontecido poderá ser algo tão simples como algum desentendimento entre vizinhos por causa da ocupação de uma propriedade“.

Nuno Carocha dá a entender que o ex-emigrante detido já terá estado envolvido em outros pequenos “desentendimentos”, nomeadamente quando a polícia foi chamada por causa de “uma puxada de água que estaria a prejudicar alguns habitantes” que ficaram sem abastecimento.

O porta-voz da PSP repara que estes incidentes são típicos de uma zona com “características muito rudimentares” e com “muitas famílias num pequeno espaço”.

Contudo, Nuno Carocha também nota que esse “não é o único problema que existe no bairro” e que, portanto, não se descartam outras “hipóteses”.

A Polícia Judiciária está a investigar a situação.

Entretanto, o ex-emigrante detido, que foi libertado na terça-feira à noite, terá sido novamente levado pela polícia na manhã de quarta-feira. Ele terá sido algemado, após ter estado envolvido em mais desacatos.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que acho curioso é haver tantos bairros da lata e prédios completamente degradados, onde habitam famílias inteiras, nesses municípios comunistas desde 1974. Mas lá falar muito do direito à habitação condigna, falam!

RESPONDER

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Urnas encerradas e abstenção entre 45 e 50%

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …