Ho Ho Ho! A gargalhada do Pai Natal esconde um passado sombrio

1

Aqui está de novo: a alegre e festiva quadra natalícia com as suas bolas de purpurinas, lantejoulas e o típico “Ho Ho Ho!”.

A segurar a sua barriga vermelha, o Pai Natal sorri e ri de nós de todos os lugares. Como as abóboras e os palhaços do Halloween, o Pai Natal é um dos nossos símbolos culturais mais populares associados ao riso.

Na verdade, o Pai Natal, os palhaços e os rostos de vegetais demoníacos têm mais em comum do que imagina! E as nossas representações da cultura pop do riso do Pai Natal dizem-nos muito sobre as armadilhas e promessas do humor, e as ligações não óbvias entre humor e riso.

O riso do Pai Natal costuma ser benigno. No musical de fantasia de 1970 O Pai Natal Está a Chegar, quase todas as boas ações do alegre cavalheiro são acompanhadas de risadas, seja distribuir os brinquedos pelas crianças na inóspita Sombertown ou derreter o coração do Winter Warlock.

O riso, portanto, ressalta a delicadeza das atividades do Pai Natal e acrescenta um elemento alegre às sombrias paisagens urbanas e florestais. O riso do Pai Natal também pode ser usado para melhorar o sistema educacional em Marte no filme de 1964 Pai Natal Conquista os Marcianos.

O surreal filme de fantasia mexicano de 1959 Pai Natal contra o Diabo é outro grande exemplo. O filme, que é hilariante e ultrajante da perspectiva de hoje, mostra o Pai natal como um gordinho bem-humorado que vive no Espaço e mal diz uma palavra.

Quer ele espreite para os quartos das crianças na Terra através do seu telescópio cósmico ou lhes dê medicamentos para que possa distribuir os presentes sem ser perturbado, o seu único comentário e reação universal a tudo é um suculento “Ho ho ho!”

Este “velho cavalheiro” barrigudo pode ser um preguiçoso 364 dias por ano, mas geralmente é visto como uma criatura inofensiva. O seu riso parece ser inseparável da atmosfera festiva do Natal e é um dos estímulos sonoros mais importantes em qualquer filme natalício.

No entanto, mesmo o Pai Natal cinematográfico mais bem-humorado não consegue deixar de pregar partidas ao diabo e rir muito quando consegue. Assim, ele sinaliza felicidade, mas também revela que ele e o seu riso não são tão inofensivos quanto parecem à primeira vista.

O lado sombrio do Pai Natal

Nas histórias em que o Pai Natal é um robô assassino risonho (por exemplo, no episódio “Xmas” de Futurama) ou acrobaticamente, e em grande número, ataca um simples pai de família interpretado por Arnold Schwarzenegger (Jingle all the Way), a natureza nem sempre benigna da gargalhada do Pai Natal fica ainda mais óbvia.

Ao contrário de muitos outros casos, o humor e o riso aqui não visam promover a coesão social e o espírito comunitário. Em vez disso, eles sinalizam o poder que se tem sobre os inimigos, o prazer malicioso com os seus fracassos ou mesmo a intenção de os matar.

Nesses casos, a gargalhada do Papai Noel ecoa a risada mortal do Joker e de outros vilões cómicos; é uma arma psicológica, mais uma forma de atacar e derrotar. O riso é muitas vezes acompanhado de um sorriso, e mostrar os dentes pode facilmente tornar-se ameaçador (“as abóboras de Halloween sorridentes dão arrepios!”).

Na verdade, esses monstros maliciosamente risonhos podem aparecer antes do Natal, adicionando uma camada assustadora a este feriado. Pesadelo antes do Natal, de Tim Burton, ilustra como as criaturas do mal podem tentar sequestrar o Natal – incluindo o riso do Pai Natal, que é claramente reconhecível, mas soa ainda mais assustador quando o ouvimos de um Rei da Abóbora Skellington. Tal riso não tem ligação com o humor e se aproxima mais do risus sardonicus.

Os diferentes tons do riso do Pai Natal refletem os vários papéis que o riso desempenha nas sociedades humanas. Pode representar e proporcionar diversão, mas também pode ter um lado mais sombrio: ao rir de alguém (ao contrário de com eles), nós excluímos essa pessoa do grupo e humilha-mo-la.

O riso pode sinalizar concordância, constrangimento, superioridade, agressão – e, paradoxalmente, esses sentimentos podem ser misturados numa única expressão de riso. Portanto, não há uma linha clara entre o alegre e o assustador.

Assim como o Pai Natal e os monstros, gostamos da ambiguidade do nosso riso e sabemos que às vezes ele pode valer muito mais do que mil palavras. O riso costuma estar intimamente ligado ao humor, mas está ainda mais ligado às relações humanas.

O momento e o contexto do nosso riso – ou, pelo contrário, do nosso não-riso quando queremos mostrar explicitamente que não nos divertimos – também são de importância crucial.

Portanto, fique de olho no seu Pai Natal neste fim de semana e observe se ele faz um benigno “Ho Ho Ho!” ou um é um Pai Natal inspirado no Joker. E ao rir dele ou com ele, pense no quanto seu riso pode significar para si e para as pessoas ao seu redor.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.