/

Híbrido de 2 pragas ameaça plantações em todo o planeta

rach2k / Flickr

Uma das pragas é a lagarta de cápsulas de algodão, que afeta centenas de plantações na Europa. O outro é o verme do milho, nativo da América.

Cientistas australianos confirmaram o aparecimento de um híbrido dos dois vermes responsáveis pelas principais pragas do mundo – que se trata de uma nova espécie, mais forte, informaram nesta sexta-feira fontes científicas.

Uma das pragas é a lagarta de cápsulas de algodão, que afeta centenas de plantações na Europa, Ásia e África, incluindo o algodão, tomate e soja, de grande mobilidade e que desenvolveu resistência a maioria dos pesticidas.

O outro é o verme do milho, nativo da América, de acordo com um comunicado da agência de pesquisa científica australiana, CSIRO, que alerta que a combinação de ambos é um “preocupante” híbrido sem barreiras geográficas.

Os cientistas descobriram que, no grupo de vermes estudados, cada indivíduo era diferente, sugerindo um “enxame de híbridos” em que várias versões do mesmo poderiam estar presentes na própria população.

Os resultados da pesquisa foram publicados a semana passada na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O autor principal do estudo, Craig Anderson, citado pela Phys.org, alerta para as consequências que esta nova praga pode ter nas plantações em todo o mundo, com especial preocupação para a América.

“Estimativas recentes indicam que 65% da produção agrícola dos Estados Unidos está em risco de ser afetada pela lagarta de cápsula”, afirmou Anderson.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.