/

Carros: a novidade Help Flash não substitui o triângulo

2

(dr) Help Flash

Help Flash

Dispositivo luminoso começou a ser vendido em Portugal. Ministério da Administração Interna nada sabe sobre esta novidade.

Chama-se Help Flash e, ao ler a informação no seu portal oficial, vemos que é um “dispositivo luminoso para casos de emergência” na estrada – acidentes ou avarias.

É uma luz LED intermitente e apresenta-se como um aparelho “autónomo, compacto e fácil de utilizar”.

Deve ser colocado num local visível; o condutor não precisa de sair do veículo – tem uma “fixação magnética” que permite colocá-lo no topo do carro, como as sirenes de carros de polícias, por exemplo.

O clarão que emite tem 360º de visibilidade – cujo alcance é de mais de 1 km.

O actual modelo Help Flash é válido até Janeiro de 2026. Em Espanha já foi assinado um decreto que prevê a obrigatoriedade de utilizar esta novidade a partir desse mês, Janeiro de 2026 – na altura com outro modelo, o Help Flash IoT, com incorporação de GPS e com ligação à Direcção Geral de Tráfego.

E, nessa altura, o triângulo vai ser substituído por este aparelho, em Espanha.

Mas em Portugal isso não é permitido.

O Jornal de Notícias relata que o Help Flash já começou a ser vendido em Portugal (29,95 euros) mas o triângulo continua a ser obrigatório em caso de acidente ou avaria.

O Ministério da Administração Interna não tem qualquer informação sobre o produto.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) reforçam que a lei não foi alterada e, por isso, é obrigatória a colocação do triângulo.

coimas previstas – entre 500 e 2500 euros – para quem não colocar o triângulo e o colete.

A própria empresa que fabricou o aparelho, a Netun Solutions avisa que em Portugal deve-se continuar a utilizar triângulo e colete.

A regulamentação está a ser negociada com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – que já conhece o Help Flash, após encontro com a empresa espanhola.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Não vejo utilidade nesse dispositivo, para isso é que existem os quatro piscas, que por lei, tem de ter o botão que os aciona num sítio de fácil e rápido acesso…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.