Dispositivo luminoso começou a ser vendido em Portugal. Ministério da Administração Interna nada sabe sobre esta novidade.
Chama-se Help Flash e, ao ler a informação no seu portal oficial, vemos que é um “dispositivo luminoso para casos de emergência” na estrada – acidentes ou avarias.
É uma luz LED intermitente e apresenta-se como um aparelho “autónomo, compacto e fácil de utilizar”.
Deve ser colocado num local visível; o condutor não precisa de sair do veículo – tem uma “fixação magnética” que permite colocá-lo no topo do carro, como as sirenes de carros de polícias, por exemplo.
O clarão que emite tem 360º de visibilidade – cujo alcance é de mais de 1 km.
O actual modelo Help Flash é válido até Janeiro de 2026. Em Espanha já foi assinado um decreto que prevê a obrigatoriedade de utilizar esta novidade a partir desse mês, Janeiro de 2026 – na altura com outro modelo, o Help Flash IoT, com incorporação de GPS e com ligação à Direcção Geral de Tráfego.
E, nessa altura, o triângulo vai ser substituído por este aparelho, em Espanha.
Mas em Portugal isso não é permitido.
O Jornal de Notícias relata que o Help Flash já começou a ser vendido em Portugal (29,95 euros) mas o triângulo continua a ser obrigatório em caso de acidente ou avaria.
O Ministério da Administração Interna não tem qualquer informação sobre o produto.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) reforçam que a lei não foi alterada e, por isso, é obrigatória a colocação do triângulo.
Há coimas previstas – entre 500 e 2500 euros – para quem não colocar o triângulo e o colete.
A própria empresa que fabricou o aparelho, a Netun Solutions avisa que em Portugal deve-se continuar a utilizar triângulo e colete.
A regulamentação está a ser negociada com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – que já conhece o Help Flash, após encontro com a empresa espanhola.
Não vejo utilidade nesse dispositivo, para isso é que existem os quatro piscas, que por lei, tem de ter o botão que os aciona num sítio de fácil e rápido acesso…
Subscrevo…