A Hayabusa2 tirou uma fotografia a apenas 851 metros do asteróide Ryugu

A nave espacial japonesa Hayabusa2 chegou muito perto do asteróide Ryugu esta terça-feira, dia 7 de julho, oferecendo uma visão sem precedentes da sua superfície.

A sonda japonesa Hayabusa2 tirou o primeiro close-up do asteróide Ryugu, o objeto espacial do qual deve recolher amostras e trazer à Terra para análises. A menos de um quilómetro de distância, esta é a primeira vez que a sonda consegue uma imagem tão nítida de um corpo celeste.

A nave espacial japonesa foi lançada no final de 2014, com o objetivo claro de conseguir amostras deste asteróide, cuja órbita transita entre Marte e Terra, passando, muitas vezes, pela órbita de Vénus. O projeto Hayabusa2 regressa à Terra em 2020, com amostras do Ryugu.

De modo a conseguir a fotografia a apenas 851 metros do asteróide, a sonda fez a sua maior aproximação de sempre. Na manhã de segunda-feira (horário do Japão), estava a 20 quilómetros de Ryugu, mas, em pouco mais de nove horas, o Hayabusa2 aproximou-se cerca de 14 quilómetros.

Já na manhã do dia seguinte, o veículo espacial atingiu o seu ponto mais próximo até ao momento: 851 metros. A esta distância, os propulsores foram então ligados e a sonda começou a distanciar-se. Mas não sem antes trazer uma recordação desse momento.

Assim, foi possível recolher fotografias tanto da câmara teleobjetiva como da grande angular. Da primeira, que oferece a imagem com proporção de 10 metros a cada centímetro de fotografia, é possível observar algumas das pedras gigantes que compõem a superfície do Ryugu.

A sonda japonesa utilizou a gravidade do asteróide para se aproximar, pelo que os cientistas do grupo JAXA, que fazem a análise em Terra, vão conseguir calcular com uma maior precisão a gravidade e, ainda, comprovar a massa do asteróide.

As fotografias ajudam a equipa a decidir em que local exato a sonda irá pousar para proceder à recolha das amostras. A data ainda não está definida, mas deverá acontecer já nos próximos meses.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen. A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as …

PAN explica medidas ambientais propostas que "já estavam em vigor"

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas. Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, …

Greta Thunberg diz ao Senado dos EUA que "não estão a esforçar-se o suficiente"

A ativista sueca Greta Thunberg reuniu-se na terça-feira com o grupo de trabalho que trata das questões ambientais no Senado norte-americano e pediu acões, não elogios. A adolescente de 16 anos é uma das ativistas …

Pelo menos três mortos e 100 feridos em reparações pós-tufão no Japão

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em obras de reparação de edifícios na província de Chiba, a leste de Tóquio, dias depois da passagem de um tufão pelo arquipélago nipónico. Um …

Prisão preventiva para bombeiro suspeito de atear fogos em Torres Vedras

O Tribunal de Torres Vedras decretou prisão preventiva para um bombeiro detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fogo posto no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, disse fonte judicial esta quinta-feira. O …

Aeroporto do Montijo. Consulta pública termina hoje, mas a palavra final é da APA

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do futuro aeroporto do Montijo termina esta quinta-feira. O estudo tem apontado diversas ameaças para a fauna e efeitos negativos sobre a saúde da população por causa …

Após dúvidas no Parlamento Europeu, Elisa Ferreira vende ações da Sonae

A comissária europeia indigitada Elisa Ferreira decidiu esta quinta-feira “dar ordem de venda” às ações que detém no grupo Sonae, após as questões levantadas pela comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu quanto a um …

Tribunal Constitucional chumba lei dos metadados

À segunda, o resultado foi o mesmo de há quatro anos: o Tribunal Constitucional voltou a rejeitar a possibilidade de os serviços de informações terem acesso aos metadados, ou seja, a informações telefónicas e de …

Cristas e Catarina lideraram nas críticas, Costa foi "mártir", André Silva o mais interrompido

De acordo com uma análise da Rádio Renascença, António Costa foi o líder mais vezes mencionado nas intervenções dos adversários. O primeiro debate entre os seis líderes partidários com assento parlamentar - que uniu a Renascença, …

Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado "ilegalmente" pela Câmara Municipal de Coimbra. Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) …