A Hayabusa2 tirou uma fotografia a apenas 851 metros do asteróide Ryugu

A nave espacial japonesa Hayabusa2 chegou muito perto do asteróide Ryugu esta terça-feira, dia 7 de julho, oferecendo uma visão sem precedentes da sua superfície.

A sonda japonesa Hayabusa2 tirou o primeiro close-up do asteróide Ryugu, o objeto espacial do qual deve recolher amostras e trazer à Terra para análises. A menos de um quilómetro de distância, esta é a primeira vez que a sonda consegue uma imagem tão nítida de um corpo celeste.

A nave espacial japonesa foi lançada no final de 2014, com o objetivo claro de conseguir amostras deste asteróide, cuja órbita transita entre Marte e Terra, passando, muitas vezes, pela órbita de Vénus. O projeto Hayabusa2 regressa à Terra em 2020, com amostras do Ryugu.

De modo a conseguir a fotografia a apenas 851 metros do asteróide, a sonda fez a sua maior aproximação de sempre. Na manhã de segunda-feira (horário do Japão), estava a 20 quilómetros de Ryugu, mas, em pouco mais de nove horas, o Hayabusa2 aproximou-se cerca de 14 quilómetros.

Já na manhã do dia seguinte, o veículo espacial atingiu o seu ponto mais próximo até ao momento: 851 metros. A esta distância, os propulsores foram então ligados e a sonda começou a distanciar-se. Mas não sem antes trazer uma recordação desse momento.

Assim, foi possível recolher fotografias tanto da câmara teleobjetiva como da grande angular. Da primeira, que oferece a imagem com proporção de 10 metros a cada centímetro de fotografia, é possível observar algumas das pedras gigantes que compõem a superfície do Ryugu.

A sonda japonesa utilizou a gravidade do asteróide para se aproximar, pelo que os cientistas do grupo JAXA, que fazem a análise em Terra, vão conseguir calcular com uma maior precisão a gravidade e, ainda, comprovar a massa do asteróide.

As fotografias ajudam a equipa a decidir em que local exato a sonda irá pousar para proceder à recolha das amostras. A data ainda não está definida, mas deverá acontecer já nos próximos meses.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram destino fatal da há muito perdida 8.ª Maravilha do Mundo

Os Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, conhecidos como a 8.ª Maravilha do Mundo, desaparecerem misteriosamente há mais de 130 anos. Agora, um grupo de investigadores acredita ter descoberto o que levou ao fatídico …

Foram identificadas as mais antigas galáxias do Universo (às portas da Via Láctea)

Nas profundezas do espaço, astrónomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo a orbitarem a Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas  é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os …

México investiga morte de mais de 100 tartarugas de espécies protegidas

As autoridades mexicanas do ambiente estão a investigar a morte de mais de 100 tartarugas marinhas de espécies ameaçadas, cujas carcaças deram à costa num santuário de vida selvagem no estado de Chiapas. A agência de …

Cientistas “congelam” cancro para que a doença não se espalhe

Recorrendo a uma estratégia inédita, cientistas do Instituto OHSU Knight Cancer, em Oregon, nos Estados Unidos, conseguiram "congelar" células cancerígenas em cobaias. Através de uma nova molécula, travaram o movimento das células, impedido assim que …

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …