A Hayabusa2 tirou uma fotografia a apenas 851 metros do asteróide Ryugu

A nave espacial japonesa Hayabusa2 chegou muito perto do asteróide Ryugu esta terça-feira, dia 7 de julho, oferecendo uma visão sem precedentes da sua superfície.

A sonda japonesa Hayabusa2 tirou o primeiro close-up do asteróide Ryugu, o objeto espacial do qual deve recolher amostras e trazer à Terra para análises. A menos de um quilómetro de distância, esta é a primeira vez que a sonda consegue uma imagem tão nítida de um corpo celeste.

A nave espacial japonesa foi lançada no final de 2014, com o objetivo claro de conseguir amostras deste asteróide, cuja órbita transita entre Marte e Terra, passando, muitas vezes, pela órbita de Vénus. O projeto Hayabusa2 regressa à Terra em 2020, com amostras do Ryugu.

De modo a conseguir a fotografia a apenas 851 metros do asteróide, a sonda fez a sua maior aproximação de sempre. Na manhã de segunda-feira (horário do Japão), estava a 20 quilómetros de Ryugu, mas, em pouco mais de nove horas, o Hayabusa2 aproximou-se cerca de 14 quilómetros.

Já na manhã do dia seguinte, o veículo espacial atingiu o seu ponto mais próximo até ao momento: 851 metros. A esta distância, os propulsores foram então ligados e a sonda começou a distanciar-se. Mas não sem antes trazer uma recordação desse momento.

Assim, foi possível recolher fotografias tanto da câmara teleobjetiva como da grande angular. Da primeira, que oferece a imagem com proporção de 10 metros a cada centímetro de fotografia, é possível observar algumas das pedras gigantes que compõem a superfície do Ryugu.

A sonda japonesa utilizou a gravidade do asteróide para se aproximar, pelo que os cientistas do grupo JAXA, que fazem a análise em Terra, vão conseguir calcular com uma maior precisão a gravidade e, ainda, comprovar a massa do asteróide.

As fotografias ajudam a equipa a decidir em que local exato a sonda irá pousar para proceder à recolha das amostras. A data ainda não está definida, mas deverá acontecer já nos próximos meses.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …