“Havemos de ir a Viana” vence prémio Best Music Video em Hollywood

1

A produção musical “Havemos de ir a Viana” venceu o prémio “Best Music Video” no Los Angeles Independent Film Festival Awards

O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, venceu o prémio “Melhor Vídeo Musical” (Best Music Video) no Los Angeles Independent Film Festival Awards (LAIFFA).

Este Festival, recentemente realizado em Hollywood, nos Estados Unidos, pretende valorizar o trabalho criativo realizado por cineastas, em todo o mundo.

Recorde-se que o vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, tem feito um percurso brilhante, tendo já participado em 11 festivais, de 9 diferentes países e arrecadado 10 prémios.

O trabalho, que reuniu contributos de 48 artistas e músicos locais, de diferentes áreas musicais, foi lançado na Romaria da Sra. d’Agonia de 2020, e nas primeiras seis horas de publicação foi visionado 500 vezes por minuto, tendo já atingido mais de um milhão de visualizações.

Este projeto resultou de uma proposta da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Sra. d’Agonia e foi uma das formas encontradas para colmatar os efeitos das restrições que a situação pandémica exigia.

A extraordinária produção musical, que recordamos no vídeo acima, recolheu prémios em inúmeros festivais em que participou, entre os quais se incluem:

  • Los Angeles Independent Film Festival Awards – LAIFFA (EUA): Best Music Video;
  • International Tourism Film Fest – (Gaziantep – Turquia): Silver Award | City Films;
  • Finisterra Brazil Film Art & Tourism Festival (Brasil): Best SoundTrack, 1st Prize Promotion e 1st Prize Religious;
  • Kinofestival – Light of the World (Rússia): Bronze Award;
  • ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo (Portugal): Primeiro Prémio Música e Dança;
  • International Amorgos Film Festival (Grécia): Organiser’s Award;
    – 5th Meihodo International Youth Visual Media Festival (Japão): Outstanding Work;
  • Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival (Portugal): Special Award.

O tema “Havemos de ir a Viana” original, cantado por Amália Rodrigues, foi lançado em 1968, incluído no álbum “Amalia/Vinicius“, disco que registava a gravação de um encontro nesse ano entre o poeta Vinicius de Moraes e a fadista portuguesa.

O disco foi proibido pela Direcção dos Serviços de Censura da Emissora Nacional em 1970, e teve por isso um sucesso reduzido em Portugal, para os padrões de Amália. Foi um dos poucos discos da fadista proibido pela Censura.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.