Harvard anuncia erupção solar que pode acabar com a humanidade (e é já daqui a 750 anos)

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard terá calculado o tempo restante até à próxima erupção solar de alta intensidade que pode destruir economia, comunicações e o meio ambiente na Terra.

Um grupo de astrofísicos da Universidade de Harvard determinou o prazo para a próxima “super fulguração” na superfície do Sol, cujos efeitos devastadores poderiam acabar com a civilização humana.

Segundo a investigação publicada na biblioteca da Universidade Cornell, a catastrófica erupção solar pode ocorrer dentro de 750 anos.

Os cientistas exploraram os efeitos das “super fulgurações” na história evolutiva da Terra e outros planetas do sistema solar. O estudo analisa como as erupções de alta intensidade podem levar a processos de extinção, enquanto que as mais moderadas, pelo contrário, são um fator de formação de componentes orgânicos chave para a origem da vida.

Na investigação, os autores explicam que a magnitude dos danos económicos e tecnológicos que a próxima erupção provocaria seriam de tal ordem que poderiam significar o fim da humanidade. “Os riscos das ‘super fulgurações’ têm sido subestimados”, concluem os astrofísicos.

As manchas solares de grande intensidade são capazes de inutilizar satélites e sistemas elétricos. No entanto, o maior risco destes fenómenos solares é o da provocação de danos sérios na camada do ozono, indispensável para proteger a biosfera terrestre dos raios ultravioleta.

Assim, um nível de radiação extrema poderia causar o sobreaquecimento das camadas superiores da atmosfera, com consequentes danos para os organismos que praticam fotossíntese e degradação do ADN.

ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “próxima erupção solar de alta intensidade que pode destruir economia, comunicações e o meio ambiente na Terra” – Alguém me explica o que é que a economia e comunicações fazem nesta frase??? A preocupação com a economia e comunicações quando não existe meio ambiente é absolutamente ridículo! Está tudo doido…
    E quem acha que a Humanidade vai durar mais 750 anos é completamente ignorante.

RESPONDER

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …