Hackers fizeram tocar todas as sirenes de emergência em Dallas

Dallasboy / Wikimedia

Dallas é a 8ª maior cidade dos Estados Unidos, 3ª maior no Texas

Dallas é a 8ª maior cidade dos Estados Unidos, 3ª maior no Texas

A entrada no fim-de-semana foi atribulada para os habitantes de Dallas, que inesperadamente ouviram tocar o sistema de alerta por toda a cidade. Só que em vez de uma emergência real, foi apenas a forma que alguns hackers encontraram para se divertir.

Um ou mais hackers conseguiram entrar no sistema de controlo das sirenes de emergência da cidade de Dallas, no Texas, Estados Unidos, e fizeram tocar as 156 sirenes espalhadas pela cidade entre as 23:40 de sexta-feira e as 1:20 de sábado.

O sistema é normalmente usar para alertar os habitantes da aproximação de tornados ou outras emergências globais.

Mas desta vez, tendo acontecido após o ataque dos EUA que destruiu uma base aérea na Síria, houve quem pensasse que pudesse ser algum tipo de retaliação e imaginasse que estava iminente um ataque com bombas ou mísseis.

O episódio vem relembrar que a questão da segurança digital não se limita aos computadores pessoais e dispositivos móveis, e que é de importância crítica que as próprias infraestruturas das cidades – que também vão ficando cada vez mais “inteligentes”, mas não necessariamente seguras – também a tenham em consideração.

Fazer tocar as sirenes pode ter sido apenas um sinal de despertar para esta questão, pois se desta vez não houve consequência de relevo – além de alguns texanos assustados, da próxima vez as coisas poderão não ser assim tão inócuas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.