Hacker colombiano condenado a 10 anos de prisão por espiar negociações de paz

d.r. eltiempo.com

Andrés Sepúlveda condenado a dez anos de prisão

A justiça colombiana condenou esta sexta-feira a dez anos de prisão o pirata informático Andrés Sepúlveda.

O hacker é acusado de vários crimes, incluindo espiar o processo de paz entre Bogotá e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC.

Andrés Sepúlveda foi considerado culpado de cinco crimes, incluindo o de intercepção ilegal de conversas entre os negociadores do governo colombiano e representantes das FARC, em Havana, foi também condenado a pagar uma multa de cerca de 33 mil dólares (30 mil euros).

Na altura da sua detenção, na primavera do ano passado, Sepúlveda trabalhava para a campanha do ex-candidato à presidência Oscar Ivann Zuluaga, membro do Centro Democrático, o partido de Alvaro Uribe, Presidente de 2002 a 2010.

Zuluaga, que perdeu as eleições para Juan Manuel Santos, afirmou desconhecer as actividades ilícitas do especialista informático.

Sepúlveda foi detido depois de ter sido relacionado com gabinetes clandestinos que faziam interceções ilegais, incluindo uma que tinha como objetivo sabotar o processo de paz.

Antes da sentença, Sepúlveda, que admitiu as acusações que lhe foram imputadas, leu um comunicado em que afirmou não pedir desculpa às FARC, mas apenas às Forças Militares e de Polícia da Colômbia.

Andrés Sepúlveda interceptou as comunicações de negociadores das FARC, do dirigente máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño (também conhecido como “Timochenko”), e da ex-senadora liberal Piedad Córdoba, entre outros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.