Hacker atacou a Internet da Coreia do Norte (enquanto estava de pijama a ver filmes)

A Internet da Coreia do Norte sofreu uma série de interrupções em meados do mês passado, acabando com um blackout de tráfego a 26 de janeiro.

O país ficou completamente offline e, embora o motivo para desconectar a RPDC da rede global fosse um ataque cibernético, o responsável era desconhecido.

Mas a responsabilidade pelas falhas de Internet na Coreia do Norte não recai sobre o US Cyber Command ou qualquer outra agência de pirataria informática.

De facto, foi o trabalho de um homem americano de t-shirt, calças de pijama e chinelos, sentado na sua sala de estar noite de noite, a ver filmes sobre aliens e a comer aperitivos.

O homem conta que ia até ao seu “home office” de vez em quando, para verificar o progresso dos programas que estavam a perturbar a Internet de um país inteiro.

De acordo com a Wired, um hacker que usa o pseudónimo P4X assumiu a responsabilidade pelo incidente.

O hacker afirmou que tinha deitado a Internet da Coreia do Norte abaixo sozinho, como retaliação aos hackers norte-coreanos que se aproximaram dele por email, para roubar ferramentas de teste, análise e penetração.

Em janeiro de 2021, o Google Threat Analysis Group descobriu que havia uma campanha maliciosa direcionada a investigadores de segurança. especializados em encontrar vulnerabilidades.

O objetivo da operação, realizada por hackers que trabalham para o governo da Coreia do Norte, era roubar as suas pesquisas e ferramentas.

Segundo P4X, ele foi uma das vítimas da campanha. O FBI entrou em contacto com o hacker, mas mesmo assim ele acreditou que as medidas tomadas pelas autoridades não eram suficientes, então decidiu resolver o assunto por conta própria.

Explorou vulnerabilidades nos sistemas norte-coreanos para lançar ataques DoS em servidores e routers que davam suporte à rede no país.

Embora as alegações de P4X possam ser questionáveis, gravações de ecrã e análises da atividade online norte-coreana durante os ataques parecem confirmar as  suas alegações.

Como a maioria dos residentes da Coreia do Norte não tem acesso à Internet, em princípio é improvável que alguém tenha notado o blackout da rede.

No entanto, de acordo com P4X, o seu objetivo era alertar o governo norte-coreano. “Eu queria afetar o menor número possível de pessoas e o máximo de governo possível”, explicou em entrevista à Wired.

P4X também lançou um site chamado FUNK Project (FU North Korea) para recrutar hacktivistas que estejam dispostos a opor-se ao regime de Kim Jong-un.

Quando questionado sobre qual o objetivo final dos seus ciberataques à Internet do governo totalitário e quando iriam terminar, P4x respondeu, “mudança de regime“.

“Estou a brincar. Eu só quero provar um ponto de vista. Quero que esse ponto seja provado de forma muito direta antes de parar”, conclui.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.