Cientistas querem “hackear” recifes de coral contra o aquecimento global

Hostelworld.com

Grande Barreira de Coral, Austrália

O aumento da temperatura do oceano é uma séria ameaça para os recifes de coral. Os eventos de branqueamento em massa já mataram vastas faixas dos ecossistemas oceânicos.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Ciências de Carnegie, nos Estados Unidos, identificou um gene, presente em alguns tipos específicos de recifes de coral, que lhes confere uma maior resistência ao aumento de temperaturas do oceano.

Os investigadores pretendem agora analisar o gene ao pormenor e “hackeá-lo“, ou seja, transplantá-lo para recifes de coral comuns, explica o Futurism.

Os corais reproduzem-se de duas formas: sexuada e assexuada. Na primeira, dois indivíduos cruzam-se e geram a fecundação, que leva ao nascimento de um terceiro exemplar. Na reprodução assexuada, larvas não fertilizadas do próprio indivíduo separam-se do corpo principal. Neste caso, o indivíduo resultante é um clone daquele que o originou.

Os cientistas do instituto norte-americano recolheram pólipos fertilizados deste “super coral”, libertados em massa sob condições de água específicas durante a Lua cheia. Depois, isolaram o gene HSF1, que confere aos corais que o portam a capacidade de sobreviver em águas mais quentes.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 9 de novembro na PNAS, o objetivo da equipa é usar o método de edição genética CRISPR para fertilizar recifes inteiros, para que, durante os seus próximos processos de reprodução, os indivíduos resultantes possam desenvolver essa resistência por conta própria.

No entanto, a burocracia legal está,  a atrapalhar o processo. A Austrália, lar da Grande Barreira de Coral, baniu a prática do CRISPR há alguns anos, pelo que levar a cabo estas experiências no recife seria ilegal.

A Grande Barreira de Coral, o ecossistema de corais mais afetado pelo aquecimento global, seria o ponto ideal para testar a implantação genética. Ainda que o método se prove viável em testes de laboratório, a sua implementação neste ecossistema pode ainda demorar muito tempo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar...a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …