A NASA está a esconder um segundo Sol? Será o Nibiru, o “inexistente” Planeta Nove? Teoria antiga foi recentemente reinventada. O que diz a Ciência?
E se o Sistema Solar tivesse duas estrelas? Provavelmente, as coisas seriam bastante diferentes para os outros planetas e até para nós, habitantes da Terra. No entanto, algumas pessoas acreditam que temos um “segundo Sol” — e não, não tem nada a ver com a canção de Cássia Eller, mas sim com uma estrela verdadeira.
Para os teóricos da conspiração, a NASA será uma das principais entidades que tentam ocultar a verdade da população. Faz sentido se pensarmos que uma das conspirações favoritas desses grupos é que o governo norte-americano esconde alienígenas na Terra, na Área 51, ou que a humanidade nunca foi à Lua.
Neste caso, a gigante agência espacial estaria a ocultar um suposto segundo Sol no nosso Sistema Solar.
Em grupos de entusiastas de conspirações, utilizadores estão a partilhar vídeos que, revelam, dizem, uma segunda estrela, “escondida” atrás do Sol. Alguns vão mais longe e afirmam que objetos ao lado do suposto segundo Sol seriam planetas que o orbitam, incluindo o célebre — e inexistente — Nibiru, também conhecido como Planeta Nove ou Planeta X.
Se está a perguntar-se por que é que nunca vimos este segundo Sol, a resposta é óbvia, segundo estes grupos: a NASA terá ocultado convenientemente o dito cujo, mas como é que ninguém notou a existência dessa estrela antes da criação da agência espacial? Isso ainda é um mistério.
A teoria não é exatamente nova, mas foi reavivada recentemente e chamou a atenção de alguns meios de comunicação. Curiosamente, os conspiracionistas baseiam-se nas declarações de um sério astrónomo, que gravou um vídeo… não tão sério.
O “segundo Sol” existe?
Em 2016, o astrónomo Paul Cox estava a transmitir ao vivo um trânsito de Mercúrio pelo Sol quando um círculo apareceu no ecrã. Provavelmente tratava-se apenas de um artefacto ótico causado pelas lentes do equipamento, mas durante a transmissão, brincou: “pode estar a perguntar-se: o que é aquela grande coisa redonda à direita do Sol? Bem, esse é o nosso segundo Sol”.
Cox não mostrou nenhum sinal claro de que estava a fazer uma piada, levando os conspiracionistas a questionarem se haveria alguma verdade na sua afirmação.
“A NASA e outras organizações geralmente escondem estas coisas de nós”, acrescentou o astrónomo.
Em fóruns da Internet dedicados às teorias de conspiração, alguns parecem ter dúvidas: Cox estava a brincar ou não? Já outros parecem estar muito confiantes de que a conspiração é real.
Outros vídeos partilhados mostram o suposto segundo Sol e planetas em seu redor — ou melhor, artefactos óticos que aparecem em qualquer câmara ao fotografar fontes de luz.
Outras tentativas de validar o segundo Sol mostram fotos da nossa (única) estrela cercada por uma auréola, sugerindo que este brilho extra é, na verdade, produzido pela estrela escondida atrás do disco solar.
Se quisermos entrar na toca do coelho, veremos que não há apenas um segundo Sol atrás da estrela, mas também outros corpos. A ideia é que esses objetos estão todos alinhados, e por isso é que ficam escondidos na nossa perspetiva.
A maioria dos vídeos sobre o segundo Sol tenta relacionar essa suposta conspiração da NASA ao mítico planeta Nibiru, procurando dar algum respaldo científico à sua existência e adicionando todo um sistema estelar perpendicular ao nosso.
Eis alguns factos científicos sobre esse tal “segundo Sol”:
1. Os astrónomos — não só os da NASA — estudam as órbitas do Sistema Solar, incluindo do Sol, há muito tempo. Qualquer um pode adquirir um telescópio caseiro relativamente barato e filtros solares para observar a nossa estrela e ver por si mesmo que não há nada escondido.
2. É possível ver estrelas binárias muito distantes do Sistema Solar separadas por uma distância inferior à distância entre o Sol e a Terra, o que significa que é muito improvável que uma estrela tão próxima do Sol passe despercebida.
3. Em todo o mundo existem astrónomos em universidades, observatórios e até amadores que observam o céu com telescópios caseiros nos quintais das suas casas. A NASA teria muito trabalho pela frente até conseguir silenciar todos eles.
4. O Sol tem massa, brilho e tamanho que podem ser calculados, assim como todos os outros objetos do Sistema Solar. Com essas medições, é possível calcular com certa facilidade as órbitas desses objetos em torno da estrela. Qualquer coisa “anormal” arruinaria todos esses cálculos.
5. Algumas das imagens que, alegadamente, revelam o segundo Sol apresentam uma auréola, isto é, um anel ou luz que se forma em redor do Sol e da Lua à medida que a luz dos corpos é refratada nos cristais de gelo presentes na atmosfera.
6. Objetos enviados para observar o Sol nunca encontraram traços de nada além daquilo que sabemos existir: um único Sol.
7. Caso existisse outra estrela, teríamos um sério problema dos três corpos para resolver, se quiséssemos entender o Sistema Solar.
ZAP // CanalTech
Noticia de encher chouriços! Bla, bla, bla. So falam de ilusoes! Temos problemas no governo que levam a sociedade quase à rotura social mas que nao interessa resolver. E pior é que ainda pagam a esta gente para fazer noticias destas