Há uma montanha gigante de lixo a arder há cinco dias na Índia

Vários bombeiros desmaiaram durante o combate às chamas depois de contactarem com os fumos tóxicos.

Um fogo que deflagrou há cinco dias num aterro sanitário na cidade de Kochi, no sul da índia, tem estado a libertar fumos tóxicos que já cobrem a área com uma névoa densa e afetam a saúde dos residentes. De acordo com a CNN Portugal, os esforços feitos pelos bombeiros para controlar a situação têm sido inglórios.

O aterro de Brahmapuram é a localização mais recente de um incêndio do género, o qual gera calor perigoso, assim como emissões de metano. Neste sentido, as autoridades de saúde aconselharam os residentes a permanecerem dentro de casa ou a utilizar máscaras quando tivessem que sair. As escolas também foram encerradas.

Apesar de o incêndio ter começado há cinco dias, ainda não foi possível apurar as causas que o originaram, sendo provável que este tenha tido início em gases combustíveis resultantes da desintegração do lixo. Em imagens divulgadas pelas autoridades é possível ver trabalhadores a tentar extinguir as chamas que enviam para o céu plumas espessas de fumo tóxico.

Com parte do fogo extinto, a espessa nuvem de gás metano continua a cobrir a área, com perturbações na visibilidade e na qualidade do ar. Outra consequência tem que ver com o odor desagradável e persistente. Prova disso é o facto de vários bombeiros terem desmaiado devido ao contacto com os fumos.

Ainda segundo a CNN Portugal, que cita a GHGSat, que monitoriza as emissões através de satélites, a Índia cria mais metano em aterros do que qualquer outro país do mundo, sendo este o segundo gás com efeito de estufa mais abundante depois do dióxido de carbono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.